O TCP/IP não é na verdade "TCP sobre IP", mas um * suíte * de protocolos de rede em que o TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) * usa * IP (Internet Protocol). O IP fornece o mecanismo de endereçamento e roteamento para pacotes de dados nas redes, enquanto o TCP fornece uma entrega confiável, ordenada e verificada por erros de fluxos de dados.
Pense desta maneira:
*
IP (Internet Protocol): É como o serviço postal. Ele lida com o endereçamento (o endereço IP) e a obtenção do pacote (pacote de dados) no lugar certo. Ele não garante a entrega ou que o pacote chegue na ordem correta, ou mesmo que chegue. É um sistema de entrega de "melhor esforço".
*
TCP (protocolo de controle de transmissão): É como um serviço de correio registrado construído sobre o serviço postal. Ele pega o pacote (dados), adiciona um número de rastreamento (número de sequência) e garante que ele chegue com segurança e completamente, na ordem certa. Se um pacote for perdido, ele solicitará uma reenviação. Fornece confiabilidade.
Portanto, o TCP usa o IP para obter os dados ao seu destino, mas adiciona uma camada de confiabilidade e controle sobre a funcionalidade básica do IP. Muitos aplicativos usam o TCP porque exigem transferência de dados confiável, como navegação na Web (HTTP), email (SMTP) e transferência de arquivos (FTP). Outros aplicativos usam UDP (Protocolo do Datagrama do Usuário), que é um protocolo diferente criado sobre o IP que prioriza a velocidade em relação à confiabilidade.