Quando você conectar os vários computadores em sua casa ou escritório em conjunto em uma rede para compartilhar uma conexão de Internet ou transferir arquivos , você está tirando proveito de uma tecnologia de rede chamado Ethernet. O protocolo Ethernet se tornou a tecnologia dominante no mundo das redes por causa de sua facilidade de uso e da disponibilidade de equipamentos compatíveis barato. História
Ethernet foi inventada no Centro de Pesquisa de Palo Alto por Robert Metcalfe e vários outros funcionários da Xerox em 1975. A versão original correu a uma velocidade de 3 megabits por segundo e usou campos de endereço de oito bits que só é permitido para pequenos grupos de computadores a serem interligados em rede . A tecnologia tornou-se popular o suficiente para que uma versão padronizada foi liquidado em em 1980, que trabalhava em uma velocidade de 10 megabits por segundo e usou muito maior, campos de endereço de 48 bits . Ethernet é a tecnologia de rede mais popular e tem diversas variações diferentes que trabalham em velocidades diferentes.
Função
A tecnologia Ethernet é usado para conectar vários dispositivos diferentes, como computadores e impressoras. Ele permite que todas as máquinas conectadas para compartilhar recursos , enviar e receber arquivos e acessar a mesma conexão Internet. Os dados que vão ser enviados em uma rede Ethernet são divididos em pequenos pedaços chamados pacotes e , em seguida, enviado para a máquina de destino .
Características
Ethernet utiliza um algoritmo chamado " Acesso Múltiplo Carrier Sense com detecção de colisão " para verificar se algum dos pacotes de dados tornou-se corrompido ou colidiram durante a sua transmissão. Se detectar um problema , ele pára o pacote e , em seguida, espera até que a linha está livre antes de tentar enviar novamente. A tecnologia Ethernet também permite a redes locais virtuais que podem ser criadas entre computadores que não estão no mesmo local físico.
Tipos
O padrão original para Ethernet foi chamado 10BaseT -T e usado duas vertentes distintas de cabo Ethernet , conhecidos como " pares trançados . " Enquanto ele ainda está em uso, ele foi quase completamente substituído pelo mais rápido 100Base-T , que opera a 100 megabits por segundo . 1000Base-T utiliza fios de cobre em vez de cabo Ethernet regular e envia as informações em 1 gigabit por segundo. O tipo mais rápida disponível é 10Base- SR , que utiliza cabos de fibra óptica e opera a 10 gigabits por segundo .
Benefícios
Ethernet é muito mais confiável e rápido tecnologia do que outros protocolos como token Ring , devido à sua detecção de colisão avançado. Também é uma tecnologia " plug and play" , o que significa que a maioria dos dispositivos que utilizam o protocolo Ethernet pode simplesmente ser conectado a um computador e vai trabalhar sem a necessidade de instalar qualquer software adicional. A maioria das empresas de informática adicionar um conector do cabo Ethernet a placa-mãe do computador para que você não tem que comprar e instalar manualmente uma placa Ethernet .