Ethernet é uma tecnologia de rede de computadores baseada em quadros para redes locais (LAN). Estações Ethernet comunicam enviando uns aos outros pacotes de dados e blocos de dados enviados individualmente e entregues dentro da rede. Disponível desde 1980 e agora amplamente utilizado para LANs com fio , esta tecnologia em constante evolução já apresenta o uso de fibra óptica. Fast Ethernet
Introduzido em 1995 , Fast Ethernet é uma das versões mais recentes do Ethernet que suporta uma taxa de transmissão de dados de até 100 megabits por segundo ( Mb /s). É um termo coletivo utilizado para uma série de padrões Ethernet que transportam tráfego em um ritmo muito mais rápido do que a velocidade original Ethernet de 10 Mb /s . Usando um adaptador de Fast Ethernet logicamente dividido em um controlador de mídia (MAC) , este links de tecnologia para uma interface de Camada Física ( PHY ) através de uma interface paralela síncrona chamado Media Independent Interface (MII ) ou uma variante de 50 MHz de 2 bits de um reduzido Mídia Independente interface ( RMII ) . Hubs também permitem conexões para vários PHYs ao utilizar suas diferentes interfaces dentro da rede. O MII se encarrega de taxa de bits de dados máxima teórica da conexão Fast Ethernet.
Gigabit Ethernet
Depois de três anos do Fast Ethernet sendo a versão Ethernet mais rápida disponível , a Gigabit Ethernet (GbE ou 1 GigE ) tomou o seu lugar através do apoio a uma taxa de transmissão de dados de até 1.000 Mb /s ou 1 gigabit por segundo ( Gb /s), como definido pelo padrão IEEE 802,3-2008 . Para uma Ethernet Gigabit , um half-duplex ou full-duplex com switches possuem ligações gigabit conectados através de hubs de acordo com as especificações permitidas pelo sistema. Gigabit Ethernet oferece diferentes opções de padrões de camada física , que incluem o uso de fibra óptica (1000BASE -X) , cabo de par trançado (1000BASE -T) ou cabo de cobre equilibrado (1000BASE -CX ) .
Ethernet Industrial
Ethernet Industrial (IE) usa um protocolo de rede Ethernet voltado para uso em um ambiente industrial. Essa rede é usada principalmente para automação e controle de processos em instalações de produção . Ele permite que os sistemas de automação interligados em toda plantas de processamento para proporcionar um desempenho de comunicação eficaz entre muitos controladores industriais . Os componentes de uma Ethernet industrial são projetados para trabalhar em ambientes agressivos e exigentes , incluindo temperaturas extremas , umidade e vibração.