Você não calibra um testador Ethernet da mesma maneira que pode calibrar, digamos, uma escala ou um termômetro. Os testadores Ethernet não têm configurações ajustáveis que desviam ao longo do tempo que exigem recalibração. O que você * faz * com um testador Ethernet é
Verifique sua funcionalidade e precisão . Isso envolve procedimentos diferentes, dependendo do tipo de testador e de seus recursos.
Veja como verificar a funcionalidade e a precisão do seu testador Ethernet:
1. Compreendendo as capacidades do seu testador: *
testadores simples: Isso pode verificar apenas a continuidade de cabos, shorts e circuitos abertos. A verificação é relativamente simples (veja abaixo).
*
testadores avançados: Eles podem testar o mapa de wiremap, a qualidade do sinal, a velocidade e até o PoE (potência sobre Ethernet). A verificação envolve mais etapas e, possivelmente, usando outros equipamentos de bem conhecida.
2. Métodos de verificação: *
Continuidade do cabo e mapa de wiremap: Use um cabo de adesivo conhecido de um comprimento e tipo conhecido (por exemplo, CAT5E, CAT6). O testador deve identificar corretamente todos os oito fios, não mostrar shorts ou abrir e relatar o comprimento correto do cabo (se esse recurso estiver disponível). Compare os resultados com o que você espera. Se o testador mostrar inconsistências, poderá estar com defeito.
*
Qualidade do sinal: Os testadores avançados medem a atenuação do sinal e a perda de retorno. Essas medidas dependem do comprimento e da qualidade do cabo. Você não pode verificar isso com precisão sem equipamentos especializados, mas pode comparar os resultados do teste do mesmo cabo repetidamente para verificar se há consistência. Variações significativas podem indicar um problema com o testador ou condições inconsistentes do cabo.
*
velocidade e duplex: Conecte o testador a um comutador de rede ou dispositivo com uma configuração de velocidade e duplex conhecida (por exemplo, 1 Gbps Full-Duplex). O testador deve identificar corretamente essas configurações. As discrepâncias sugerem um problema com o testador ou o dispositivo de rede.
*
poe (poder sobre Ethernet): Se o seu testador tiver recursos POE, verifique -o testando um dispositivo conhecido por usar o PoE. O testador deve relatar com precisão a tensão e a energia que estão sendo entregues.
3. Solução de problemas: *
Verifique a bateria do testador: A bateria baixa pode levar a leituras imprecisas.
*
Inspecione os conectores do testador: Verifique se eles estão limpos e livres de detritos.
*
Experimente um cabo diferente: Excluir um problema com o próprio cabo.
*
Verifique o dispositivo de rede: Se testar a velocidade da rede ou duplex, verifique se o dispositivo de rede está configurado corretamente.
*
Compare os resultados com outro testador (se disponível): Se você tiver acesso a outro testador Ethernet, compare seus resultados no mesmo cabo. As discrepâncias apontam para um testador defeituoso.
4. Quando procurar ajuda profissional: Se você tentou as etapas acima e seu testador Ethernet ainda fornece resultados inconsistentes ou imprecisos, provavelmente está com defeito e requer reparo ou substituição. Entre em contato com o fabricante ou varejista para obter suporte.
Em suma, não existe um processo formal de "calibração" para a maioria dos testadores da Ethernet. Concentre-se em verificar sua funcionalidade em relação aos componentes de boa família e comparar resultados para consistência. Se houver problemas, o testador provavelmente estará quebrado e precisa de manutenção.