O termo "10base-t" refere-se a um padrão Ethernet específico, não a um tipo de cabo. Ele especifica uma taxa de dados de 10 Mbps e usa cabos de pares torcidos. Vários tipos de cabos de pares torcidos * podem * ser usados com 10base-T, mas o padrão não determina um tipo de cabo específico. Tipos de cabos comuns que foram * compatíveis * com 10base-t incluem:
*
Categoria 3 (CAT3) Par de Twisted não blindado (UTP): Este foi o tipo de cabo mais comum usado com 10base-T. Embora funcional, agora é considerado obsoleto para a maioria dos fins de rede.
*
Categoria 5 (CAT5) UTP: Embora o CAT5 não fosse estritamente necessário para o 10Base-T, ele era frequentemente usado e é compatível com versões anteriores. O CAT5 também é amplamente obsoleto, mas muito mais comum que o CAT3 em instalações mais antigas.
É importante observar que as redes modernas raramente usam mais 10base-t. Padrões mais rápidos como 100Base-TX (Ethernet Fast), Gigabit Ethernet (1000Base-T) e além são muito mais prevalentes. Embora os cabos Cat3 e Cat5 mais antigos * possam * se conectar fisicamente, usá -los com equipamentos modernos geralmente é desencorajado por motivos de desempenho e confiabilidade.