Existem diversas maneiras de identificar a categoria de um cabo de rede conectado a uma placa de interface:
1.
Marcações de cabos: A maioria dos cabos de rede tem sua categoria impressa no revestimento externo. Procure marcações que dizem “Cat5”, “Cat5e”, “Cat6”, “Cat6a” etc.
2.
Tipo de conector: O tipo de conector também pode fornecer algumas informações sobre a categoria do cabo. Por exemplo, os cabos Cat5 normalmente usam conectores RJ-45, enquanto Cat6 e categorias superiores geralmente usam conectores RJ-45 com todos os oito pinos conectados (8P8C).
3.
Revestimento do cabo: O material da capa do cabo também pode fornecer pistas sobre a categoria do cabo. Os cabos Cat5 normalmente possuem capas de PVC, enquanto Cat6 e categorias superiores geralmente possuem capas de PVC ou LSZH (Low Smoke Zero Halogen).
4.
Compatibilidade da placa de interface: Verifique as especificações da sua placa de interface para ver quais categorias de cabos ela suporta. Se a placa suportar apenas Cat5, por exemplo, qualquer cabo conectado a ela será Cat5 ou inferior.
5.
Testador de cabos: Você pode usar um testador de cabo para determinar a categoria de um cabo de rede. Um testador de cabo enviará um sinal através do cabo e medirá seu desempenho, incluindo largura de banda e atenuação. Isso pode ajudá-lo a identificar a categoria do cabo, bem como quaisquer possíveis problemas com o cabo.
Ao combinar esses métodos, você pode identificar com precisão a categoria de um cabo de rede conectado a uma placa de interface.