Quando ocorre uma colisão em uma rede Ethernet, ocorrem as seguintes etapas:
1.
Detecção :Cada dispositivo na rede detecta a colisão monitorando a tensão no cabo. Quando ocorre uma colisão, o nível de tensão no cabo muda, o que é detectado pelos dispositivos.
2.
Interferência :Depois de detectar a colisão, cada dispositivo transmite para a rede uma pequena explosão de dados chamada "sinal de interferência". O objetivo do sinal de interferência é garantir que todos os dispositivos da rede sejam notificados sobre a colisão.
3.
Retirada :Depois de transmitir o sinal de interferência, cada dispositivo entra em um período de espera aleatório. O período de espera é um período aleatório de tempo que cada dispositivo espera antes de tentar transmitir novamente. Isso ajuda a reduzir a probabilidade de ocorrer outra colisão quando vários dispositivos tentam transmitir ao mesmo tempo.
4.
Retransmissão :após o período de espera, cada dispositivo tenta retransmitir seus dados. Se não houver mais colisões, os dados serão transmitidos com sucesso. Se ocorrer outra colisão, o processo se repete.
5.
Janela de colisão :Cada dispositivo também usa uma "janela de colisão" para determinar se ocorreu uma colisão. A janela de colisão é um período de tempo após um dispositivo iniciar a transmissão durante o qual ele escuta uma colisão. Se o dispositivo detectar uma colisão durante a janela de colisão, ele interromperá a transmissão e entrará no período de espera. Se o dispositivo não detectar uma colisão durante a janela de colisão, ele assumirá que a transmissão foi bem-sucedida.
Seguindo essas etapas, as redes Ethernet são capazes de se recuperar de colisões e garantir que os dados sejam transmitidos com sucesso.