Existem várias maneiras de instalar programas Linux sem conexão com a Internet. Aqui estão alguns dos métodos comuns:
1. Usando um repositório local :
- Crie um repositório local copiando os pacotes de instalação (geralmente na forma de pacotes Debian ou pacotes RPM) de uma fonte confiável, como uma mídia física (CD/DVD) ou uma unidade de rede local, para o seu computador.
- Edite as fontes de software em seu sistema para apontar para o repositório local em vez dos repositórios online padrão.
- Em seguida, você pode instalar os pacotes desejados usando seu gerenciador de pacotes (como apt-get, yum ou zypper) do repositório local sem a necessidade de uma conexão com a Internet.
2. Pré-download de pacotes :
- Se você souber quais pacotes específicos precisa, poderá baixá-los antecipadamente usando uma conexão com a Internet.
- Armazene esses pacotes baixados em uma pasta no seu computador.
- Mais tarde, quando quiser instalar os programas, você pode apontar seu gerenciador de pacotes para esta pasta local em vez dos repositórios online, e ele instalará os programas a partir dos pacotes pré-baixados sem precisar de uma conexão ativa com a Internet.
3. Usando gerenciadores de pacotes off-line :
- Alguns gerenciadores de pacotes oferecem recursos offline. Por exemplo, apt-offline (para Debian) permite criar um cache de pacote local que pode ser usado para instalações offline. Com o apt-offline, você pode baixar todos os pacotes necessários enquanto estiver conectado à Internet e depois usar os pacotes em cache para instalar programas mesmo sem uma conexão com a Internet.
4. Usando pacotes universais :
- Pacotes universais, como AppImages, são independentes e não requerem conexão com a Internet para instalação. Esses pacotes contêm todos os arquivos e dependências necessários e podem ser executados sem nenhum processo de instalação adicional.
- Você pode baixar arquivos AppImage de sites oficiais ou repositórios de software e executá-los simplesmente tornando os arquivos executáveis.
5. Compilação manual :
- Se o código fonte do programa estiver disponível, você mesmo poderá compilar o programa.
- Baixe o código fonte, extraia-o e siga as instruções fornecidas pelos desenvolvedores para compilar e instalar o programa em sua distribuição Linux. Isso pode envolver o uso de comandos como “make” e “configure”.
- Compilar software a partir do código-fonte requer um bom entendimento do processo de compilação e pode ser mais desafiador se você não estiver familiarizado com ele.
Lembre-se de que as etapas específicas podem variar dependendo da sua distribuição Linux e dos programas que você deseja instalar.