Roteadores operam na camada 3 do Modelo de Referência de Interligação Open System , geralmente referido como o modelo OSI. Os protocolos são a linguagem que os roteadores usam quando falam uns com os outros . Todos os roteadores operam na camada 3 do modelo OSI e são capazes de usar vários protocolos como o RIP , IGRP /EIGRP, OSPF e BGP . Cada um destes protocolos têm vantagens e desvantagens . Cada protocolo tem também uma utilização ideal , se se trata de uma rede de pequeno ou grande . RIP
Routing Information Protocol foi originalmente projetado para XEROX PUP , PARC Protocolo Universal. Tornou-se uma parte da rede , quando foi definido na RFC 1058 em 1988. RIP é um protocolo aberto amplamente utilizado que é fácil de configurar e boa para uso em redes pequenas. Se RIP é usado em uma grande rede com muitos caminhos , e mais de 16 saltos RIP vai deixar muito a desejar. Em redes pequenas , RIP é o protocolo preferido por causa da facilidade de uso.
EIGRP /IGRP
Interior Gateway Routing Protocol foi desenvolvido pela Cisco em meados de 1980 como um protocolo proprietário para negar os problemas observados com RIP . No início de 1990 a Cisco desenvolveu EIGRP como uma forma de superar as limitações observadas em RIP e IGRP . De acordo com a Cisco , IGRP será removido de seu IOS, Internetwork Operating System , que a Cisco utiliza para controlar seus roteadores . EIGRP é bom para redes de todos os tamanhos e é muito fácil de configurar.
OSPF
OSPF, Open Shortest Path First , foi desenvolvido pelo Interior Gateway Protocol ( IGP ) grupo de trabalho da Internet Engineering Task Force (IETF). Desde que foi desenvolvido pelo IETF , é um protocolo aberto , não um proprietário. OSPF é mais complicado e não é tão fácil de usar como o RIP uma vez que usa o roteamento link-state . Roteamento link-state é que cada nó constrói um mapa da conectividade com a rede na forma de um gráfico. Desta forma, o roteador sabe que nós estão ligados a que outros anúncios nodes.Link estatais são enviados para todos os dispositivos , o que provoca uma inundação inicial. Depois do dilúvio inicial da fase de configuração OSPF é muito eficiente em operação. Ele utiliza três bases de dados diferentes para os vizinhos, os estados de ligação e rotas.
BGP
Border Gateway Protocol , BGP , é o protocolo padrão da Internet que opera. Este protocolo não é normalmente usado em pequenas redes domésticas ou redes de negócios ainda maiores devido à complexidade de sua criação. Enquanto que é um protocolo aberto , tudo é manual , incluindo vizinhos , o que é automática com todos os outros protocolos aqui discutidos . Isso só é incluída para referência , pois é muito improvável que o usuário doméstico médio nunca vai entrar em contato com este protocolo .