Os protocolos de roteamento são as regras embutidas no software que permitem aos roteadores para mover informações entre as redes. Este software também permite que os roteadores roteador para determinar rotas disponíveis , bem como determinar as rotas mais eficientes para o tráfego de rede . Routing Information Protocol I e II
RIP é um protocolo de roteamento de vetor de distância , o que significa que o roteador determina a distância e caminho sobre o qual os dados devem ser enviados para a máxima eficiência . RIP constrói tabelas de roteamento e envia partes das tabelas de roteadores vizinhos a cada 30 segundos por padrão. Medidas RIP distância " hop count " e não considera a largura de banda em seus cálculos. A contagem máxima de saltos é 15 e qualquer pacote cujo destino seja superior a 15 é descartado. Versão II é compatível com a Versão I e facilita melhores pacotes de segurança e de maior dimensão. RIP é uma boa escolha para redes pequenas .
Interior Gateway Routing Protocol
IGRP é também um protocolo de vetor de distância proprietário da Cisco semelhante ao RIP . No entanto, os algoritmos do IGRP não levar em consideração a largura de banda , latência de rede , volume de tráfego e tipo de tráfego . IGRP é um bom ajuste para redes de médio porte.
Open Shortest Path First
OSPF é um protocolo de roteamento utilizado e é referido como um & ldquo , protocolo de estado do link " . Protocolos de estado de link conhecer a topologia de toda a rede , em oposição ao conhecimento de rede limitada de protocolos de vetor de distância . Cada roteador transmite periodicamente anúncios de estado de link para todos os roteadores da rede , permitindo que todos os roteadores para mapear a rede. Isso permite que os roteadores para determinar o caminho mais curto para o destino.
Enhanced Interior Gateway Routing Protocol
EIGRP também é um protocolo proprietário da Cisco , e é uma combinação de vetor de distância e as abordagens do estado do link . EIGRP consome menos largura de banda , uma vez que apenas transmite as atualizações para seus vizinhos. Ele também é capaz de distribuir suas atualizações para outros protocolos de roteamento , e esta interoperabilidade é uma vantagem. Devido ao fato de que EIGRP também suporta IP , protocolos IPX /SPX e AppleTalk é usado geralmente em redes baseadas em Cisco que executam esses protocolos.