Um grande número de protocolos de roteamento existe. Protocolos de roteamento tradicionais podem ser divididos nas seguintes categorias: Interior /Exterior , Distance-Vector/Link-State e reativa /proativa /híbridos . O campo de Wireless Mesh Networks está a aumentar rapidamente a variedade de protocolos de roteamento disponível. Este campo apresenta a arquitetura peer-to -peer e roteamento Ad- Hoc. Função
" Reactive Routing" também é conhecido como " On-Demand Routing ". Estes protocolos enviar um pacote de solicitação de caminho para encontrar uma rota. A vantagem destes sistemas é que eles exigem pouca memória e poder de computação , mas incorrer em atrasos em grandes redes e pode causar o congestionamento do tráfego . Protocolos " Proactive routing" manter um banco de dados de possíveis rotas. Isso requer poder de computação para processar , mas reduz o tráfego na rede. Protocolos pró-ativos enviar dados mais rápidas do que os protocolos reativos. Protocolos híbridos usam uma combinação dos dois métodos .
Características
Dentro da categoria Proactive reside outra divisão . Sistemas Distance- Vector são baseados no algoritmo de Bellman- Ford. Eles contam o número de ligações a rota deve atravessar. Protocolos link-state manter o controle de congestionamento e falhas em vários caminhos , e promover ou rebaixar rotas de acordo com o desempenho.
Desenvolvimento
Wireless Mesh Networks são o grande área de crescimento da tecnologia de roteamento. Neste campo de roteamento Ad- Hoc é favorecido . Nodes conectar diretamente sem a intervenção de roteadores. Os membros da rede vêm e vão, e rotas atravessar companheiros computadores ao invés de equipamentos de roteamento especial.