OSPF ( Open Shortest Path First ) aborda três classes de rede , que são ponto-a- ponto , transmissão e não- transmissão . Em uma rede ponto-a- ponto, não há uma ligação direta entre dois pontos finais . Em uma rede de transmissão , o dispositivo anuncia-se à rede como estando presente . Em uma rede sem difusão , a topologia rege a forma como ocorre a transmissão . OSPF é um protocolo de estado de link, o que significa que a interface - o link - descreve a relação a seus vizinhos. Point-to -Point
Conecte um roteador Cisco para outro roteador Cisco (ou qualquer roteador para que o assunto ) e você tem uma rede ponto-a- ponto . Um pacote ( um software de comunicação ) é enviado a partir de um dos roteadores para o outro e ele sempre terá exatamente um destinatário no link local. Redes ponto - a-ponto é o mais estável , mas que não pode ser usado em redes com várias ligações . Além de ponto-a- ponto , os roteadores Cisco usar OSPF e outros meios de comunicação para fazer conexões possíveis.
Transmissão
Conecte um cabo Ethernet a um roteador Cisco a um switch (onde há várias portas ) e uma transmissão ocorre , bem como um funcionário judicial que diz que " todos se levantam " para anunciar o juiz que entra no tribunal. A transmissão sinaliza os outros dispositivos que está presente. A rede de transmissão é diferente de uma rede ponto-a- ponto, porque múltiplas conexões são possíveis. Cada dispositivo pode reconhecer o que fazer a transmissão.
Não difusão
Frame- Relay e ATM são tecnologias de transporte de rede que não usam broadcast. Em vez disso, pode emular uma rede de transmissão chamado de não -broadcast multi- acesso ( NBMA ) ou criar uma rede ponto-a- multiponto. Em uma rede NBMA , o roteador emula a função de uma rede de transmissão , o que significa que cada vizinho tem seu endereço IP configurado para a transmissão. Por outro lado , a abordagem de rede ponto -a-multiponto organiza o PVC ( conexões virtuais permanentes ) em redes ponto -a-ponto . ATM ( Asynchronous Transfer Mode) organiza os dados digitais em unidades de células de 53 bytes e é uma tecnologia de comutação dedicada à conexão
roteadores OSPF - . Designado e Backup Designated
um dos roteadores mais importantes em uma rede Cisco OSPF é um que pode dizer a outros roteadores onde as rotas são para enviar pacotes . Um roteador OSPF irá formar uma adjacência e eleger um roteador designado. Quando roteadores no mesmo domínio de broadcast detectar um ao outro , eles formam adjacências . O roteador designado ( DR ) mantém a tabela mestra de todas as rotas da rede. DR de existir com a finalidade de reduzir o tráfego da rede , fornecendo uma fonte de atualizações de roteamento . Nesse sentido, o DR mantém uma tabela de topologia completa da rede e envia atualizações multicast para os outros roteadores. Um roteador designado de backup ( BDR ) funciona como roteador designado e se o DR vai para baixo o BDR se torna o DR .