? O firmware padrão para muitos roteadores sem fio funciona bem o suficiente, mas não é necessariamente eficiente ou fácil de usar. Substituindo o firmware em um roteador com um programa de terceiros é uma técnica avançada que pode melhorar o desempenho , usabilidade e flexibilidade. O tomate é firmware substituto para alguns roteadores sem fio disponíveis normalmente. Requer poucos recursos e fornece uma experiência de usuário aprimorada e conexões mais flexíveis. Firmware Características
tomate fornece uma interface gráfica do usuário para os roteadores compatíveis, bem como um monitor para mostrar o uso da banda . Ele também permite que você use o sistema de distribuição sem fio e modos de clientes sem fio , eleva os limites máximo de conexões peer- to-peer e permite que as restrições de acesso mais antecedência. Roteadores que executam o tomate são capazes de executar scripts personalizados . Eles também pode ser contactado via SSH ou Telnet e fornecer um levantamento do local sem fio que mostra redes vizinhas .
Compatibilidade
Nem todos os roteadores trabalham com tomate . Este firmware baseado em Linux funciona apenas em roteadores que já utilizam uma distribuição Linux e componentes Broadcom , como com a série WRT Linksys ; Buffalo WHR , WZR e séries WBR e roteadores da série Asus WL500 . Tomate funciona bem em muitos roteadores mais velhos, mas pode não funcionar em modelos mais novos. Routers mais compatível irá executar a versão principal de tomate sem problemas, mas o roteador Buffalo WHR- G125 requer sua própria versão alternativa . O firmware de tomate vem como um arquivo zip contendo os arquivos BIN para vários modelos de roteadores diferentes.
Instalação
Antes de instalar o tomate em um roteador , reiniciar o roteador para padrões de fábrica usando o menu de administração , ou segurando o botão reset por pelo menos 30 segundos . Conecte um computador ao roteador usando uma conexão com fio e uma porta LAN. Desative todos os adaptadores sem fio e firewalls no PC para evitar a interferência com a ligação. Abra a página de administração do roteador em um navegador moderno , e , em seguida, escolher o menu de atualização de firmware . Selecione o arquivo BIN apropriado para o modelo de roteador. Deixe o computador até que o roteador tenha terminado a actualização e , em seguida, volte a ligar o navegador usando o endereço padrão : http://192.168.1.1 . O roteador irá reiniciar com o firmware Tomato instalado e um login padrão de raiz /admin.
Aviso
Instalar novo firmware em um roteador poderia tornar o roteador inútil se o roteador não é compatível com o novo programa ou algo se interrompe a instalação . Verifique a compatibilidade antes de instalar o roteador de tomate . Nunca tente adicionar um novo firmware através de uma conexão sem fio. Sempre feche todos os outros do que a janela principal do navegador programas , uma vez que estes programas poderiam interromper o processo de instalação.