No contexto da rede, especialmente protocolos de roteamento, "rotas diretamente conectadas" se referem às rotas aprendidas sem a necessidade de qualquer protocolo de roteamento. São rotas para redes diretamente anexadas a uma interface de um roteador. O roteador aprende essas rotas simplesmente examinando a configuração de suas próprias interfaces.
Aqui está um colapso:
*
diretamente anexado: Significa que uma rede está conectada diretamente à interface de um roteador sem dispositivos intermediários (como outro roteador ou comutador). Geralmente é uma única conexão de salto.
*
Nenhum protocolo de roteamento necessário: Ao contrário das rotas aprendidas de outros roteadores por meio de protocolos como OSPF, RIP ou BGP, as rotas diretamente conectadas são inerentemente conhecidas pelo roteador. Não precisa trocar informações de roteamento com outros dispositivos para saber sobre eles.
*
Aprendido com a configuração da interface: O sistema operacional do roteador examina o endereço IP e a máscara de sub -rede atribuídos a cada interface. Com base nisso, ele cria automaticamente uma entrada de tabela de roteamento para a rede diretamente conectada.
Exemplo: Imagine um roteador com duas interfaces:
*
interface gigabitethernet0/0: Endereço IP 192.168.1.1/24
*
interface gigabitethernet0/1: Endereço IP 10.0.0.1/24
O roteador saberá automaticamente as seguintes rotas diretamente conectadas:
* 192.168.1.0/24 (aprendido com GigabitetherNet0/0)
* 10.0.0.0/24 (aprendido com Gigabitethernet0/1)
Essas rotas são consideradas as rotas mais confiáveis e preferidas, pois representam o caminho mais direto para a rede. Os protocolos de roteamento geralmente evitam substituir rotas conectadas diretamente porque são inerentemente o caminho mais curto.