O pedido padrão que um roteador procura por informações de configuração de inicialização geralmente segue esta sequência:
1.
memória flash: Este é o local principal em que o roteador armazena seu iOS (sistema operacional) e o arquivo de configuração de inicialização (normalmente nomeado 'config.text` ou similar). Este é geralmente o primeiro lugar em que o roteador parece.
2.
TFTP Server: Se o roteador não conseguir encontrar um arquivo de configuração válido na memória flash, poderá tentar recuperar um de um servidor TFTP (Trivial File Transfer Protocol). O roteador precisa ser configurado com o endereço IP do servidor TFTP e o nome do arquivo. Isso é configurado como um mecanismo de poupança.
3.
rommon (modo de bootstrap): Se o Flash e o TFTP falharem, o roteador botas em Rommon, um sistema operacional mínimo. A partir daqui, o usuário precisa intervir manualmente para carregar um arquivo de configuração ou executar outras ações de recuperação. Este é um último recurso.
A ordem e o comportamento exatos podem variar um pouco, dependendo do fornecedor específico do roteador (Cisco, Juniper etc.) e da versão iOS. No entanto, o princípio geral permanece o mesmo:a memória flash é a fonte principal, seguida por um servidor TFTP como um backup e, finalmente, uma intervenção manual em Rommon se tudo mais falhar.