O "escopo" de um procedimento de desktop refere -se à gama de tarefas ou ações que ele cobre. Ele define o que o procedimento visa realizar e o que * não inclui * incluir. Um escopo bem definido impede a ambiguidade e garante que todos entendam os limites do procedimento. Por exemplo, o escopo de um procedimento de desktop pode incluir:
*
Aplicativos de software específicos: O procedimento pode se aplicar apenas ao Microsoft Word, não ao Excel ou PowerPoint.
*
Tarefas específicas: O procedimento pode cobrir apenas como criar um novo documento e salvá -lo, não como formatar o texto ou inserir imagens.
*
Hardware específico: O procedimento pode funcionar apenas em computadores com um determinado sistema operacional ou configurações específicas de hardware.
*
Funções específicas do usuário: O procedimento pode ser apenas para funcionários do Help Desk, não para usuários finais.
*
Questões específicas que aborda: Pode apenas cobrir a solução de problemas de uma mensagem de erro específica, nem todos os problemas de software.
Sem um escopo claramente definido, um procedimento de desktop se torna vago e ineficaz. Um escopo bem definido leva a um procedimento mais eficiente, compreensível e útil. É essencial articular claramente o escopo no início de qualquer documento de procedimento.