Sim, a análise de ponto de equilíbrio é uma ferramenta útil para ajudar a decidir se deve executar uma tarefa usando uma máquina de uso especial ou uma máquina de uso geral. Aqui está como:
Análise de Break-Even determina o ponto em que os custos de duas (ou mais) opções são iguais. No contexto das máquinas, ajuda a identificar o volume de produção (número de unidades produzidas) nas quais o total de custos do uso de uma máquina de uso especial é igual aos custos totais do uso de uma máquina de uso geral.
fatores a serem considerados na análise: *
Investimento inicial: As máquinas de uso especial normalmente têm custos iniciais de compra ou arrendamento mais altos do que as máquinas de uso geral.
*
Custos operacionais: Máquinas de uso especial podem ter custos operacionais mais baixos por unidade (por exemplo, menos consumo de energia, menos problemas de manutenção) se usados para a tarefa projetada, enquanto as máquinas de uso geral podem ser mais versáteis, mas menos eficientes para um trabalho específico.
*
Custos de manutenção: As máquinas de uso especial podem ter custos de manutenção mais baixos se usados de forma consistente para o objetivo pretendido, reduzindo o desgaste. As máquinas de uso geral usadas para várias tarefas são propensas a uma manutenção mais alta.
*
Custos de mão -de -obra: Máquinas de uso especial podem automatizar tarefas, reduzir os custos de mão-de-obra, mas exigem operadores qualificados para configuração e manutenção. Máquinas de uso geral podem exigir mais mão-de-obra para configuração e operação para diferentes tarefas.
*
volume de produção: O ponto de equilíbrio dependerá significativamente do volume esperado de produção. Em baixos volumes de produção, o maior investimento inicial de uma máquina de uso especial não pode ser justificado. A produção de alto volume favorecerá a máquina de propósito especial.
Como executar a análise: 1.
Calcule o custo total para cada máquina: Isso inclui investimento inicial, custos operacionais (energia, materiais etc.), custos de manutenção e custos de mão -de -obra. Expressar esses custos em função do número de unidades produzidas.
2.
Defina os custos totais iguais: Crie uma equação em que o custo total da máquina de uso especial seja igual ao custo total da máquina de uso geral.
3.
Resolva o ponto de equilíbrio: Resolva a equação para encontrar o número de unidades produzidas (o ponto de equilíbrio) no qual os custos totais são iguais.
Tomada de decisão: *
se o volume de produção esperado estiver acima do ponto de equilíbrio: A máquina de uso especial provavelmente é mais econômico porque sua unidade menor supera o maior investimento inicial.
*
se o volume de produção esperado estiver abaixo do ponto de equilíbrio: A máquina de uso geral provavelmente é mais econômica porque seu investimento inicial menor compensa seus custos operacionais mais altos por unidades.
além do Break-Even: Embora o ponto de equilíbrio seja valioso, considere também fatores como:
*
demanda futura: O volume de produção aumentará significativamente no futuro?
*
Flexibilidade: A capacidade da máquina de uso geral de lidar com diversas tarefas pode justificar custos mais altos por unidade.
*
Avanços tecnológicos: Máquinas mais novas e mais eficientes estarão disponíveis em breve?
Ao considerar todos esses fatores em conjunto com a análise de ponto de equilíbrio, você pode tomar uma decisão bem informada sobre qual tipo de máquina é melhor para suas necessidades.