Para executar um processo em segundo plano em um sistema operacional baseado em Unix, você pode usar o operador E comercial (&) no final do comando. Isso fará com que o shell execute o comando e retorne imediatamente, permitindo que o processo continue sendo executado em segundo plano.
Por exemplo, para executar o comando "ls -l" em segundo plano, digite o seguinte:
```
ls -eu &
```
Isso geraria uma lista de arquivos e diretórios no diretório atual e imprimiria o símbolo de e comercial (&) para indicar que o comando está sendo executado em segundo plano.
Você também pode usar o operador “&” com outros comandos, como “sleep”, “ping” ou “wget”, para executá-los em segundo plano.
Para ver uma lista de todos os processos que estão atualmente em execução em segundo plano, você pode usar o comando “jobs”. Isso gerará uma lista dos processos, juntamente com seu ID de processo (PID) e seu status (em execução, interrompido ou concluído).
Para trazer um processo em segundo plano de volta ao primeiro plano, você pode usar o comando “fg” seguido pelo ID do processo (PID). Isso fará com que o processo seja retomado em primeiro plano e você poderá interagir diretamente com ele.
Por exemplo, para trazer o processo com o PID 1234 de volta ao primeiro plano, digite o seguinte:
```
1234
```
Você também pode usar o comando “kill” para encerrar um processo em segundo plano. Para fazer isso, você digitaria o seguinte:
```
matar
```
onde "" é o ID do processo (PID) do processo que você deseja encerrar.
Esses comandos fornecem a capacidade de executar processos em segundo plano e gerenciá-los de forma eficaz em um sistema operacional baseado em Unix.