linha de Celeron unidades centrais de processamento ( CPUs) da Intel eram populares por muitos anos como uma alternativa de baixo custo para o Pentium . Os Celerons também competiu com a principal concorrente da Intel AMD , que geralmente oferecido preços mais agressiva . No entanto, os chips Celeron fez algumas concessões para reduzir o seu custo , ea versão de 1 GHz é diferente do 1Ghz Pentium de várias maneiras importantes . Fatores de forma e Microns
O 1Ghz Pentium CPU é na verdade um Pentium III (aka P3). Assim como o Celeron 1Ghz , é compatível com o soquete 370 fator de forma , o que determina se uma CPU vai caber fisicamente no slot da CPU de um placa-mãe. Embora o Celeron tem menos transistores , também é um CPU de 18 mícron . Microns são uma medida da largura da faixa . Pense nas faixas como vasos sanguíneos. Quanto menor o vaso sanguíneo , mais vasos que podem ser enquadrados na mesma quantidade de espaço. Mas, em vez de mover-se em torno de células do sangue , as faixas mover bits de dados. O mais compactadas as faixas são , mais transistores um fabricante pode caber em uma CPU. Mais transistores dar espaço para velocidades mais rápidas e arquitetura mais complexa.
Bus Velocidades
transfere dados de ônibus da CPU de e para outros centros de informação no computador , como o AGP ou controlador PCI que gerencia sua placa de vídeo , o controlador de memória eo controlador SATA ou IDE que gere os seus dispositivos de armazenamento. A maioria dos Celerons 1Ghz tem um ônibus 100MHz , mas a maioria 1Ghz P3s ter um ônibus 133MHz . Isso pode não parecer muito, mas ônibus do P3 é cerca de 25 por cento mais rápido .
CPU Caches
O cache de nível 2 (L2 ) é um pouco de espaço de armazenamento no próprio processador . Porque este cache está localizado tão perto, a CPU é capaz de armazenar e recuperar dados a partir dele mais rápido do que em qualquer outro lugar no computador. A maioria dos P3s 1GHz tinha um cache de 256 kilobytes ( KB ) , enquanto a maioria dos Celerons tinha apenas um cache de 128KB . Um cache de duas vezes o tamanho feito este P3 muito mais rápido no longo prazo .
Laptops
Os 1Ghz Celerons nunca foram projetados para operar em dispositivos móveis. Mas a Intel saiu com um "M ", Pentium 3 , que tinha uma largura da pista de 13 mícron . Apesar de produzir tanto calor , que também exigiu menos tensão e menos energia da bateria do que um P3 padrão ou Celeron seria . Intel desenvolveu eventualmente Celerons para dispositivos móveis , mas estes sempre ficam um pouco atrás do Pentium M e acabaria por ser extinto em favor de Centrino da Intel.
Cortados do mesmo pano
o Celeron 1Ghz eo P3 1Ghz ambos são baseados no núcleo Tulatin , então as diferenças não são tão grandes. Estes chips foram produzidos nos mesmos " wafers " na planta de fabricação, e os que não passaram de garantia de qualidade quando os ônibus foram testadas em 133MHz foram em grande parte apenas marcado como Celerons em vez de P3s , eo corte cache L2 na metade.