O método para verificar a memória da sua placa de gráfico depende do seu sistema operacional. Veja como fazer isso pelos mais comuns:
Windows: *
Usando a ferramenta de diagnóstico DirectX: Este é o método mais confiável.
1. Pressione `Windows Key + R` para abrir a caixa de diálogo Executar.
2. Tipo `dxdiag` e pressione Enter.
3. Na janela DirectX Diagnostic Tool, vá para a guia "Display".
4. Procure por "memória de vídeo dedicada" ou similar. Isso mostrará a quantidade de VRAM (Video Ram) na sua placa de gráfico.
*
Usando gerenciador de dispositivos: Isso fornece menos detalhes, mas ainda é útil.
1. Pressione `Tecla do Windows + X` e selecione" Gerenciador de dispositivos ".
2. Expanda "Adaptadores de exibição".
3. Clique com o botão direito do mouse na sua placa de gráfico e selecione "Propriedades".
4. Vá para a guia "Detalhes". Em "Propriedade", "selecione" IDs de hardware "no menu suspenso. A sequência de identificação de hardware geralmente contém pistas sobre a memória do seu cartão, embora não indique diretamente o valor. Pode ser necessário referir-se a esse ID online para encontrar as especificações.
*
usando GPU-Z (ou software similar): Esta é uma ferramenta de terceiros que fornece informações abrangentes sobre sua placa gráfica, incluindo VRAM. Faça o download do GPU-Z no site oficial (TechPowerUp.com) e execute-o. Ele detectará automaticamente sua placa gráfica e exibirá suas especificações, incluindo o tamanho da memória. Este é geralmente o método mais fácil e informativo.
macOS: *
Usando informações do sistema: 1. Clique no menu Apple no canto superior esquerdo da tela.
2. Selecione "Sobre este Mac".
3. Clique em "Relatório do sistema ...".
4. Na janela Relatório do sistema, navegue para "gráficos/exibições". A quantidade de VRAM será listada aqui.
Linux: *
usando `lspci` comando (do terminal): Este comando lista os dispositivos PCI, incluindo sua placa gráfica. A saída conterá informações sobre sua placa gráfica, mas interpretá -la para encontrar o VRAM exato pode exigir algum conhecimento técnico. Procure linhas relacionadas à sua GPU e pesquise on -line o número do modelo específico para encontrar suas especificações.
*
usando `Glxinfo` comando (do terminal): Este comando fornece informações OpenGL, às vezes incluindo detalhes do VRAM, embora isso nem sempre seja confiável ou formatado consistentemente.
*
Usando um monitor do sistema GUI (por exemplo, monitor do sistema GNOME, monitor do sistema KDE): Essas ferramentas geralmente fornecem uma visão geral dos recursos de hardware, incluindo o uso da memória gráfica. Embora possam não fornecer a quantidade exata de VRAM, eles podem fornecer a memória em uso.
Nota importante: A quantidade de VRAM listada pode diferir um pouco, dependendo do método usado. A ferramenta de diagnóstico GPU-Z e DirectX geralmente é a mais precisa. Se você está vendo valores significativamente diferentes, pode haver um problema com os relatórios ou drivers do seu sistema.