A maneira mais fácil de identificar o objetivo de um cartão de expansão é
olhar para o próprio cartão . Especificamente:
*
Verifique o rótulo do fabricante: Isso geralmente declara claramente o tipo do cartão (por exemplo, "Nvidia GeForce RTX 3060", "Sound Blasterx Kratos S5", "Asus Wi-Fi 6 Ax210"). O nome geralmente indica diretamente sua função (placa gráfica, placa de som, adaptador Wi-Fi, etc.).
*
Procure por identificação de chips/componentes: Mesmo que o rótulo seja usado ou ausente, chips reconhecíveis (por exemplo, um grande chip de GPU em uma placa gráfica) podem oferecer pistas.
*
Examine os conectores: A presença de certas portas (por exemplo, DVI, HDMI, DisplayPort para uma placa gráfica; tomadas de áudio para uma placa de som; conectores de antena para um adaptador Wi-Fi) pode indicar seu objetivo.
*
Verifique a embalagem (se disponível): Se você ainda tiver a embalagem original, ela quase certamente declarará o objetivo e os recursos do cartão.
Se os métodos acima falharem, você pode tentar:
*
Pesquise online usando uma imagem: Tire uma foto clara do cartão e execute uma pesquisa de imagem reversa usando imagens do Google ou um serviço semelhante. Às vezes, isso pode identificar o cartão com base em sua aparência visual.
*
Verifique o gerenciador de dispositivos do seu computador (Windows) ou as informações do sistema (macOS): Este utilitário de software lista todos os dispositivos instalados, incluindo cartões de expansão. Pode fornecer mais informações sobre o fabricante e o modelo do cartão, permitindo que você pesquise mais detalhes online.
Em suma, a inspeção visual é a abordagem mais rápida e fácil. Se isso for inconclusivo, use uma combinação de pesquisa on -line e ferramentas de gerenciamento de dispositivos do sistema operacional.