Servidores fornecer aos usuários acesso a recursos compartilhados , tais como e-mail, dados e impressoras. Esta capacidade de partilhar recursos com o controle centralizado e administração torna servidores mais atraente para as empresas do que a alternativa de redes peer-to -peer , o que pode tornar-se como o " oeste selvagem " administrativamente . Uma desvantagem para a abordagem do servidor é evidente quando o servidor cair , por algum motivo , privar os utilizadores de recursos por um tempo . Uptime Servidor
Como os usuários colocar mais e mais informações sobre servidores , e as empresas a cortar custos, eliminando muitas impressoras de mesa a favor de algumas impressoras compartilhadas , o papel do servidor torna-se mais importante. Regras Uptime em ambiente de servidor centralizado e os usuários são rápidos a gritar quando algo der errado . É fundamental que os administradores do servidor conceber procedimentos que maximizam o tempo de atividade , o que resulta em maior produtividade para os usuários.
Interrupções planejadas
não importa quão bom os procedimentos operacionais, os administradores do servidor deve executar a manutenção de rotina no servidor ocasionalmente. As atualizações de software devem ser instalados , os backups devem ser realizados e qualquer outro tipo de manutenção necessária normalmente exige que o servidor seja para baixo por um tempo. Tempo de inatividade planejado é uma parte de maximizar o tempo de atividade , e é normalmente agendada para finais de semana , a fim de minimizar o impacto do usuário . Embora este " baixo" e "para cima" do servidor é tecnicamente um salto, o termo é mais tipicamente aplicado a paralisação de emergência.
Emergência inatividade
Na ocasião, um servidor irá experimentar " o tempo de inatividade de emergência. " Isto pode acontecer quando um disco rígido ou uma falha de alimentação queima ou quando qualquer um de uma série de problemas inesperados ocorre . Isto pode acontecer independentemente de o nível de atenção aos procedimentos operacionais . Normalmente, este tipo de paralisação ocorre no pior momento possível , como durante o processamento da folha de pagamento . Ocasionalmente, um servidor irá apenas " lock up ", não dando nenhuma indicação de qual é o problema , mas não inteiramente indo para baixo.
Saltando o Servidor
Saltando o servidor normalmente requer um hard power off . Isto significa que o administrador ou técnico deve remover energia para o dispositivo em um " desligamento não controlado . " Esta é a parte "para baixo" do salto . Uma vez que o servidor está completamente fora , e toda a atividade cessou , o administrador reinicia o servidor. Esta é a parte "para cima" do salto . Se tudo correr bem , o servidor irá voltar -se para o estado de funcionamento normal. Na melhor das circunstâncias, o administrador será capaz de encontrar registros de log indicando o motivo do problema. No entanto, na maioria das vezes não há nenhuma indicação de que desencadeou a necessidade de o salto do servidor.