O exemplo mais comum de uma rede em que os servidores fornecem serviços aos clientes é a
Internet .
Mais especificamente, muitos exemplos existem na Internet:
* servidores da Web: Esses servidores hospedam sites e entregam páginas da Web aos clientes (navegadores da Web) quando solicitados. Este é sem dúvida o exemplo mais prevalente.
*
servidores de email: Esses servidores lidam com o envio, recebimento e armazenamento de e -mails. Os clientes usam clientes de email (como o Outlook ou o Gmail em um navegador) para interagir com esses servidores.
*
servidores de arquivo: Esses servidores armazenam e gerenciam arquivos, permitindo que os clientes acessem e compartilhem.
*
Servidores de banco de dados: Esses servidores gerenciam e armazenam bancos de dados, fornecendo dados para aplicativos do cliente.
* Servidores de jogo
: Esses servidores hospedam jogos online, permitindo que vários clientes interajam no mundo dos jogos.
*
Servidores de impressão: Esses servidores gerenciam impressoras de rede, permitindo que os clientes enviem trabalhos de impressão.
Todos esses exemplos seguem o modelo cliente-servidor, onde os clientes iniciam solicitações de serviços e servidores respondem a essas solicitações. A Internet e as redes que a compõem são uma vasta coleção desses tipos de interações.