Não há uma resposta definitiva única para o que é o servidor de aplicativos * mais * popular, pois a popularidade pode ser medida de maneiras diferentes (participação de mercado, downloads, pesquisas de desenvolvedores etc.) e varia dependendo do contexto específico (por exemplo, Enterprise versus pequenas empresas, indústrias específicas). No entanto, vários são consistentemente altamente classificados:
*
apache tomcat: Este contêiner Java Servlet de código aberto é extremamente amplamente utilizado e frequentemente citado como um dos mais populares, principalmente para aplicativos da Web baseados em Java. Sua maturidade, estabilidade e grande apoio da comunidade contribuem para sua popularidade.
*
nginx: Embora frequentemente categorizada como um servidor da Web, o NGINX também possui recursos robustos de servidor de aplicativos e é cada vez mais usado como proxy reverso e balanceador de carga na frente de outros servidores de aplicativos. Seu desempenho e natureza leve o tornam o favorito para sites de alto tráfego.
*
IIS (Serviços de Informação da Internet): O servidor de aplicativos da Microsoft é a escolha dominante para aplicativos baseados no Windows e é particularmente prevalente em ambientes corporativos que são fortemente investidos no ecossistema da Microsoft.
*
jboss EAP (Wildfly): Um servidor de aplicativos Java, poderoso e amplamente adotado, conhecido por seus recursos e suporte para aplicativos Java Enterprise. (Wildfly é o projeto comunitário de código aberto por trás de Jboss EAP).
*
node.js: Embora não seja estritamente um servidor de aplicativos da mesma maneira que os outros, o Node.js é extremamente popular para criar aplicativos escaláveis e em tempo real. É frequentemente usado com estruturas como o Express.js para criar servidores e aplicativos robustos da Web.
Por fim, o "mais popular" depende dos critérios utilizados e do segmento de mercado específico considerado. Todos os itens acima são os principais players com presença significativa no mercado.