O objetivo de um servidor SSH é fornecer uma maneira segura para os usuários remotos acessarem e gerenciam um sistema de computador em uma rede. Ele atinge essa segurança através da autenticação e criptografia criptográfica. Em essência, permite aos usuários:
*
Faça login remotamente: Os usuários podem se conectar ao servidor e fazer login usando seu nome de usuário e senha (ou outros métodos de autenticação, como a autenticação pública de chave).
*
Executar comandos: Depois de conectado, os usuários podem executar comandos no sistema remoto como se estivessem sentados diretamente na frente dele.
*
Transferir arquivos: O SSH permite a transferência segura de arquivos usando os comandos `scp` (cópia segura) ou` sftp` (protocolo de transferência de arquivo ssh). Isso garante que os arquivos sejam transmitidos com segurança e não sejam interceptados durante o trânsito.
*
Estabeleça túneis seguros: O SSH pode ser usado para criar túneis seguros, criptografando a comunicação entre outros aplicativos. Isso é útil para acessar serviços que não são inerentemente seguros, como conectar -se a um servidor de banco de dados ou encaminhar o tráfego de um aplicativo de desktop remoto.
Em suma, um servidor SSH fornece um shell seguro para administração e interação remota, protegendo informações confidenciais trocadas entre o cliente e o servidor.