É impossível fornecer uma porcentagem precisa de servidores da Web executando o Linux. Existem algumas razões para isso:
*
Nenhuma autoridade central rastreando esses dados: Diferentemente dos sistemas operacionais como o Windows, onde a Microsoft tem uma idéia relativamente boa do número de licenças vendidas, não há entidade central coletando dados nas implantações do servidor da Web.
*
fontes e metodologias variadas: Diferentes fontes coletam dados de maneiras diferentes, levando a discrepâncias em suas estimativas. Alguns se concentram em hospedar empresas, outras em sites individuais e outros usam estatísticas de uso de software.
*
mudando constantemente a paisagem: O mercado de servidores da web é dinâmico. Novas tecnologias emergem, os provedores de hospedagem alteram sua infraestrutura e o número de sites usando flutuados do Linux.
No entanto, aqui está o que podemos dizer: *
Linux domina o mercado de servidores da web. Estima -se amplamente que
Linux pode ser bem mais de 70% dos servidores da Web em todo o mundo. Esse domínio é atribuído à sua natureza, flexibilidade, escalabilidade e segurança de código aberto.
*
apache e nginx, dois dos softwares de servidor web mais populares, executados predominantemente no Linux. *
Outros sistemas operacionais do servidor da web incluem Windows, FreeBSD e MacOS, mas sua participação de mercado é significativamente menor. Para ter uma idéia melhor da popularidade relativa de diferentes plataformas de servidores da web, você pode conferir recursos como: *
Pesquisa de servidor da Web da NetCraft: [https://news.netcraft.com/archives/2023/03/07/march-2023-web-server-survey.html](https://news.netcraft.com/archives/2023/03/07/march-2023-web-server-survey.html)
*
estatísticas de uso da W3Techs: [https://w3techs.com/technologies/overview/web_server ](https://w3techs.com/technologies/overview/web_server)
Essas fontes fornecem informações sobre a participação de mercado de diferentes servidores da Web e sistemas operacionais, embora lembre -se de que seus dados podem estar sujeitos a alterações.