Em um sistema de servidor-cliente, "Cliente" refere-se a qualquer dispositivo que solicite serviços de um servidor. Isso pode incluir uma ampla gama de dispositivos, incluindo:
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Computadores pessoais (PCs) :Este é o tipo mais comum de dispositivo cliente, usado para tarefas como navegar na Internet, acessar email ou usar aplicativos do Office.
* laptops
: Semelhante aos PCs, os laptops também podem atuar como clientes.
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dispositivos móveis (smartphones e tablets) :Esses dispositivos se conectam à Internet e usam vários serviços, como navegação na web, mídias sociais e aplicativos móveis, tornando-os clientes em um sistema de servidor-cliente.
* impressoras
: As impressoras podem ser conectadas a uma rede e atuam como clientes quando enviam trabalhos impressos para um servidor de impressão.
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Consoles do jogo: Os consoles de jogos modernos geralmente se conectam a servidores on -line para jogos multiplayer, tornando -os clientes.
* Servidores
em si: Sim, até os servidores podem atuar como clientes quando precisam solicitar serviços de outros servidores. Por exemplo, um servidor da web pode precisar consultar um servidor de banco de dados para obter informações.
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Internet das Coisas (IoT) Dispositivos: Dispositivos como geladeiras inteligentes, termostatos e câmeras de segurança também podem atuar como clientes quando se comunicam com um servidor para compartilhar dados ou receber instruções.
Essencialmente, qualquer coisa que se comunique com um servidor e solicite um serviço pode ser considerado um cliente. O tipo de computador não é o fator definidor; É a função
do dispositivo dentro da rede que determina se é um cliente ou servidor.