O computador pessoal mudou computação em rede , movendo poder de computação de uma vez todo-poderoso mainframe para uma máquina na mesa do usuário. Quando visto no conceito de uma rede, o PC é apelidado de "cliente". O poderoso computador mainframe tornou-se uma ferramenta rara para mega- computing e foi suplantado pelo menos potentes , mas de forma adequada , capazes de "servidores" que servem informações como arquivos aos clientes. A relação cliente-servidor ainda existe hoje como uma espinha dorsal de muitas redes , incluindo intranets corporativas e na Internet. Cliente
Um cliente é uma máquina de computação que solicita informações de um servidor. Um exemplo comum é o pedido de um navegador em um computador de mesa pedindo uma página HTML de um servidor web. Também poderia ser um empregado a execução de um programa de contabilidade que solicita informações do servidor de banco de dados central da empresa em uma rede intranet.
Servidor
Um servidor é a máquina de computação que respostas de solicitações e envia informações como arquivos para um cliente. Um exemplo comum é um servidor web que processa HTML páginas.
Distribuição
Um servidor facilita a distribuição de versões atualizadas dos arquivos aos clientes. Por exemplo, se um cliente está executando um sistema operacional que precisa de um patch de segurança, sua conexão e comunicação com um servidor permite a identificação da necessidade de o patch, seguido do envio de que patch.
Flexibilidade
A conexão entre um cliente e servidor significa que um ou ambos os computadores podem decidir se uma troca de dados deverá ter lugar entre eles, e se assim como com freqüência. Isso permite que atualizações de arquivos freqüente a partir do servidor para o cliente , mas também permite que o cliente para retardar ou bloquear o fluxo de informações. Por exemplo , um cliente pode bloquear sites que são sinalizados como tendo conteúdo impróprio para crianças.
Controle
Quando vários clientes recebem informações de um servidor , o servidor mantém centralizada controle sobre o conteúdo dos arquivos que envia. Esta abordagem apoia a padronização de funcionalidade entre os clientes e permite aos clientes executar as mesmas versões atualizadas de seus aplicativos.