Motherboards são onde toda a ação acontece em um computador. Cada placa-mãe tem uma série de componentes básicos que fazem todos eles desempenham suas funções , ea maioria das mensagens que são enviadas entre os dispositivos em um computador são gerenciados por um circuito da placa-mãe . No total , o objectivo de uma placa-mãe é fornecer um circuito que serve como um meio de comunicação para os computadores . Componentes de uma Placa-mãe
Cada placa-mãe fabricada possui um conjunto básico de componentes que são utilizados para estabelecer a comunicação entre o hardware ligado a ele . A placa-mãe normalmente contém um soquete, ou tomadas múltiplas , para a habitação de uma ou mais unidades de processamento central ( CPU) , um chipset que é usado para estabelecer a comunicação entre a CPU e os periféricos, slots de memória para memória de acesso aleatório (RAM), placa de expansão slots, um Sistema de Basic Input /Output (BIOS) , conectores de alimentação para a distribuição de energia para os componentes da placa-mãe e conectores fabricados com ele para periféricos como o teclado ou o mouse.
o que é um BIOS?
o BIOS da placa-mãe é a primeira série de código que o computador é executado quando ele é ligado. Motherboards muitas vezes incluem a capacidade de pessoas para editar as configurações do BIOS de um computador. Ele geralmente determina coisas como o que será a primeira unidade a arrancar. Às vezes, as configurações podem ir até o nível de ajuste de freqüência do relógio da CPU.
Instalando periféricos em uma placa-mãe
Existem vários tipos de periféricos da placa-mãe aceita , como placas de vídeo, placas de som e placas de rede . A maioria dos periféricos vir na forma de uma placa de circuito que se parece com uma versão menor de uma placa-mãe . A maioria das placas-mãe são equipadas com PCI e PCIe ( PCI Express) ou slots AGP para periféricos . É importante saber antes de instalar um periférico para sua placa-mãe que tipos de periféricos de sua placa-mãe suporta , e quantos slots estão livres sobre ele para instalação.
A CPU
Todas as placas-mãe com certeza tem pelo menos uma tomada para a instalação de uma CPU. Sem a CPU , o computador não pode fazer nenhum processamento de números . Quando se trata de instalação de uma CPU, você vai ter que entender que tipo de soquete sua placa-mãe tem . Você não quer instalar um Socket 478 CPU em uma placa-mãe com um soquete AM3 . A razão CPUs são compatíveis com diferentes soquetes é para fins arquitetônicos. A arquitetura de uma linha específica de CPUs está em conformidade com um certo tipo de soquete .
Servidor Motherboards Motherboards de Desktop e
As definições de servidor e área de trabalho representam dois tipos distintos de placas-mãe que são utilizados para fins diferentes . Motherboards desktop são principalmente para computadores pessoais , construído para as operações do dia-a - dia para o qual a maioria das pessoas usam computadores . A placa-mãe servidor típico é equipado para operações robustas, alta largura de banda que exigem alto poder de processamento e recursos de alta de fluxo de dados . A placa-mãe do servidor, como o nome indica , é usado para servidores, que hospedam sites que são visitados por milhões de pessoas por mês, ou até mesmo por dia. Manipulação que muito tráfego exige hardware high-end que as empresas investem em manter seus sites para cima.