processadores Dual- core são na maioria dos computadores fabricados hoje. Ofertas baratas da Intel e da AMD trouxe processadores multicore para as massas , produzindo um desempenho incrível , mesmo com preços baixos. Se você não tem um processador dual -core em seu computador atual, há uma forte probabilidade de que o seu próximo computador terá um. História
Em 2003 , a maioria dos proprietários de computadores ainda tinham sistemas com processadores single-core . Os proprietários do computador exigiu mais velocidade, mas a Intel ea AMD estavam atingindo os limites que suas arquiteturas de processadores eram capazes de na época. Para obter maior desempenho de seu Pentium 4 arquitetura existente , a Intel inventou uma tecnologia chamada Hyper Threading . Com Hyper Threading , o Windows poderia tratar um único processador , como se fosse dois , comandos de escalonamento em mais de um pipeline de execução . Isto melhora o desempenho do computador grandemente quando várias aplicações foram executadas ao mesmo tempo . Enquanto isso , a IBM já tinha estreado um novo processador com dois núcleos de processamento completos no mesmo pacote , chamado de Power4 . Intel e AMD não seria muito atrás com seus próprios produtos dual- core, que formaram a base dos processadores que usamos hoje .
Benefícios
Além proporcionando velocidade superior em situações em que vários aplicativos estão sendo usados ao mesmo tempo , os processadores dual-core alcançar um elevado nível de desempenho em aplicações individuais que são vários segmentos, ou capazes de usar todos os núcleos de processador disponíveis simultaneamente. Muitos dos aplicativos mais intensivo da CPU , como o Adobe Photoshop e muitos produtos de edição de vídeo , são de vários segmentos .
Preço processadores
dual core tem largamente processadores single-core na maioria dos substituídos novos computadores e estão disponíveis em praticamente todos os segmentos de preço. Um novo processador dual-core pode ser comprado por menos de US $ 50 ou até US $ 1.000 em 2009. Mesmo os processadores dual-core mais baratas oferecem excelente desempenho para navegação na Web, aplicativos de escritório e jogos casuais .
Competição
Como tem sido o caso durante anos , Intel e AMD está trancado em uma luta interminável para a coroa o desempenho do processador . Os processadores emblemáticos produzidos por ambas as empresas , o Core i7- 975 Extreme Edition da Intel e Phenom II X4 965 da AMD , tem vários núcleos. Esta tendência não deve mudar tão cedo.
O Futuro
No curto prazo , parece que a adição de mais núcleos em um único processador será a chave para o aumento da performance para Intel e AMD . As duas empresas já têm processadores quad-core disponíveis em 2009, ea Intel já tem a tecnologia , de codinome Nehalem , empinar oito ou mais núcleos em um único processador. Como os semicondutores dentro processadores continuam a ficar menor , é provável que o número de núcleos que podem ser incluídos em um processador só vai aumentar.