Quando se trabalha com placas de circuito , é provável que muitas vezes encontramos áreas que são cobertas de pesados epóxi. Este é instalado pelo fabricante para encerrar com segurança certos componentes sensíveis, tais como batatas fritas ou resistores, que não são destinadas a ser modificado ou manipulado facilmente. No entanto, se você estiver olhando para fazer algumas modificações ou correções para uma placa de circuito , você só precisa remover esta epóxi para chegar ao que está por baixo. Há vários métodos que você pode tentar fazer isso. Calor
Dependendo do tipo de epóxi utilizado, você pode achar que o calor pode facilmente ajudar a removê-lo. Muitas formas de epóxi puro são projetados para suavizar sob extremamente elevado calor direto. Isso significa que você não será capaz de simplesmente tomar um secador de cabelos para a placa de circuito , a fim de obter o off epóxi. Além disso, você precisa ter cuidado para não superaquecer o resto da área circundante na placa de circuito , como você pode correr o risco de danificar componentes expostos . Em vez disso, você precisa encontrar uma pistola de calor . Armas de calor são essencialmente extremamente alta potência blow- secadores em um pacote menor . Eles explosão de calor em uma área concentrada , e as melhores armas de calor têm ajustes de temperatura que vão muito além do que seria necessário em epóxi. Eles podem ser encontrados na maioria das lojas comuns de hardware , e os modelos de nível de entrada são relativamente acessíveis . A maioria epóxi podem ser amenizados com cerca de 200 graus centígrados de calor, por isso não há necessidade de obter uma arma que vai muito acima disso. Concentrar o calor diretamente sobre o epóxi, tomando cuidado para não ficar muito longe off -lo para o resto da placa de circuito. Use uma pequena faca para raspar periodicamente no epóxi como você aquecê-lo . Eventualmente, ele vai começar a amolecer , e você vai ser capaz de raspá-lo suavemente pouco livre a pouco. Isto pode ser muito lento curso , como o epoxi utilizado muitas vezes é extremamente durável e forte . Limpe o excesso de epóxi fora a faca em um pano loja para que ele não re- seco ou cair sobre outras áreas da placa de circuito. Quando você começa a fazer progressos , tomar cuidado para não raspar muito difícil ou muito profundamente os componentes escondidos por baixo.
Rotary Ferramenta
Se você está confiante em sua capacidade de lidar com uma ferramenta de corte tão perto de componentes sensíveis , ou se a área de epóxi em questão é muito grande, você pode considerar o uso de um pequeno roteador ou Dremel estilo ferramenta rotativa . Na sua forma seca , o epóxi tem a consistência eo comportamento de plástico duro. Isso o torna ideal para o corte e moagem afastado com um roteador. Infelizmente, em placas de circuito , um grande roteador padrão está fora de questão. Em vez disso, você precisa de um cortador rotativo pequeno portátil com um pequeno pedaço de corte anexado. Estes são normalmente feitas para acabamento pequenas áreas detalhadas em madeira e afins, mas por causa de seu tamanho e controlabilidade eles também são ideais para a remoção de epóxi em pequenas áreas de uma placa de circuito. Lentamente moer no epoxy de cima para baixo . Pare de vez em quando para limpar todos os detritos e poeira restante, e sempre manter um olhar atento para se certificar de que você não inadvertidamente moer em componentes debaixo do epóxi. Como o roteador faz com que seja tão fácil de cortar acidentalmente através destes componentes , pode ser uma boa idéia para apenas moer a maior parte do epóxi por cima e , em seguida, usar o calor para remover o resto com uma pequena faca.