Intel é um dos fabricantes mais importantes de processadores de computador do mundo. Seus microchips alimentar uma variedade de computadores e dispositivos de vários fabricantes de eletrônicos diferentes, incluindo a maioria dos principais fabricantes de computadores do consumidor. Intel ofereceu muitos chips ao longo dos anos para uso em computadores portáteis. Estes processadores móveis diferem uns dos outros em várias áreas-chave. Velocidade do relógio
Uma das formas mais usadas para comparar processadores móveis da Intel está olhando para a velocidade do clock . Esta é a velocidade máxima em que o chip processa dados . Apesar de não ser a única métrica para o desempenho , é facilmente medido e figuras fortemente na publicidade de novos chips . A velocidade do clock foi medido originalmente em quilohertz ( kHz) , mas hoje gigahertz ( GHz) é mais comum. Por exemplo , a corrente de processadores móveis Core i5 da Intel pode ser executado em até 2,53 GHz .
Microarquitetura
microarquitetura é outra diferença importante entre os processadores móveis. Isto refere-se ao desenho físico do próprio processador e determina o tamanho e forma do chip . Como os computadores portáteis têm espaço limitado dentro, a microarquitetura de um processador móvel é especialmente importante. Microarquitetura é medido em nanômetros (nm) . Chips móveis da Intel foram reduzidos a partir de um fator de forma de 45nm para 32nm uma versão no início de 2010 .
Cashe Tamanho
Cada um dos processadores móveis da Intel contém um cache, o qual é uma unidade de armazenamento de memória no próprio chip . O cache é usada para acessar rapidamente dados importantes. As novas gerações de processadores móveis da Intel têm caches progressivamente maiores , com o atual modelo Core i5 usando um cache de 3 megabytes ( MB) , enquanto que o Core i7 -se de nível utiliza uma versão de 4 MB.
Cored e processadores móveis Threads
da Intel , por vezes, conter mais de um núcleo de processamento , o que permite que o computador para realizar tarefas mais complexas ao mesmo tempo. Os processadores dual core são comuns hoje em dia, e alguns deles contêm vários segmentos. Threads são divisões dentro dos núcleos físicos , para que o computador pode funcionar como se tem mais núcleos que são realmente parte do processador. O processo de adição de vários segmentos para núcleos existentes é conhecido como Hyper-Threading , que é uma característica de alguns mais novos e mais sofisticados processadores móveis Intel
Modo Turbo
Alguns processadores móveis Intel também contêm um recurso conhecido como modo turbo. Este recurso permite que o processador para atingir velocidades de clock mais altas , quando nem todos os núcleos e threads estão em uso, por exemplo, quando o usuário está trabalhando em uma tarefa que é especialmente - processador. Enquanto os processadores ainda são medidos por sua velocidade de clock padrão máximo , alguns podem ser "over- clock " para correr mais rápido. O Core i5 , com uma velocidade de 2,53 GHz, pode correr a 3,06 GHz no modo turbo.