Nos computadores, disco rígido são os dispositivos utilizados para armazenar grandes quantidades de dados. Tal como acontece com todos os tipos de eletrônicos, diferentes tipos e formatos de existir. Dois tipos comuns de discos rígidos são IDE (Integrated Drive Electronics ) e SATA ( Serial Anexo ) . IDE envia várias linhas de dados de uma só vez , enquanto a SATA envia -los um de cada vez em um ritmo mais rápido. Custo
No geral, todos os custos de disco rígido caíram drasticamente nos últimos 10 anos. Isto é devido aos avanços da tecnologia e capacidade. Porque IDE é uma tecnologia mais antiga , discos rígidos deste tipo são geralmente menos caro do que suas contrapartes SATA.
O mercado de peças de computador usado torna esta discrepância de custos ainda mais amplo. Para os usuários sem a necessidade de peças totalmente novas , os discos rígidos IDE antigos podem ser encontrados a preços de pechincha . Isso ocorre porque muitas organizações e corporações frequentemente atualizar para a nova tecnologia , fazendo com que os discos rígidos excedentes comum.
Capacidade
Uma grande vantagem do SATA comparação com IDE é o disponível capacidade do disco rígido. Esta capacidade , ou " densidade", baseia-se no número de sectores de que pode ser colocado sobre os discos giratórios no interior da unidade de disco rígido . Porque o desenvolvimento para a tecnologia IDE mais velho parou , a capacidade máxima destas unidades não aumentou em vários anos.
Em contraste, como desenvolvedores de hardware mudaram seu foco para unidades SATA , a capacidade deste formato tem aumentado . É comum encontrar discos rígidos SATA com espaço medidos em terabytes , ou 1.012 gigabytes. Estas altas capacidades não podem ser facilmente alcançado utilizando a tecnologia IDE.
Velocidade
Outra vantagem para SATA , e desvantagem para IDE, é a velocidade do disco rígido . Velocidade indica a rapidez com que os dados podem ser lidos a partir de uma unidade . Um dispositivo pode ter grande capacidade de armazenamento , mas se ele não pode ser acessado em tempo hábil , os dados são inúteis.
Tecnologia SATA foi desenvolvido com a velocidade como um foco principal. A primeira versão do SATA tinha uma velocidade máxima de 150 megabytes por segundo, o que mais tarde foi aumentada para 300 megabytes por segundo. Para efeito de comparação , os discos rígidos IDE tem uma velocidade de apenas 130 megabytes por segundo , o que é menos de metade do montante.
Para tarefas básicas de computação , tais como processamento de texto, velocidade do disco rígido não é crítica. Para aplicações de alta demanda , tais como edição de vídeo e jogos, no entanto, a velocidade do disco rígido torna-se mais crítica. Embora mais caro , a velocidade possível com drives SATA torna valioso para os usuários mais exigentes.
Compatibilidade
Compatibilidade é outra consideração para discos rígidos. Isso indica a capacidade de uma unidade para trabalhar com diferentes dispositivos. Quando se trata de compatibilidade , nem IDE nem SATA tem a vantagem definitiva . Em vez disso, cada um tem vantagens para os diferentes tipos de compatibilidade.
Muitos usuários não têm necessidade de upgrade para os mais recentes sistemas de computador e optar por usar tecnologia mais antiga e menos dispendioso. Para esses usuários , muitas vezes IDE oferece a melhor compatibilidade , porque é comum e trabalha com uma variedade de sistemas mais antigos.
Para usuários que querem permanecer na vanguarda no futuro , no entanto , a SATA tem a melhor compatibilidade. Este formato é usado com mais freqüência em sistemas mais novos . Na verdade, quase todos os computadores recém-fabricados simplesmente não vai funcionar com o formato de IDE mais velho. Usando SATA garante novos dispositivos e atualizações irá funcionar bem para os próximos anos.