Depois de cinco gerações de sucesso de microchips , a Intel lançou o Pentium II , em 1997. O Pentium II continha 7,5 milhões de transistores , o que era uma melhoria mais de 5,5 milhões de transistores do Pentium Pro . Dividir o Pentium II em 1998, quando a Intel lançou os processadores Celeron e Xeon. Em 1999, a Intel lançou o microchip Pentium III , que substituiu o Pentium II. No início Intel chips
Intel começou a linha Pentium , em 1993, com o lançamento do primeiro processador Pentium . O nome Pentium surgiu porque esta foi a quinta geração de microprocessadores da Intel . Antes do Pentium , houve a 286, 386 e 486.
Os processadores Pentium diferente das versões anteriores em que eles eram capazes de processamento paralelo , o que significa que pode processar dois conjuntos de instruções ao mesmo tempo . Todos os processadores Pentium tem um barramento de 64 bits - eles podem enviar ou receber 64 bits de informação de cada vez. Apesar disso, a maioria dos processadores , incluindo o Pentium II, só tem um registo de 32 bits, a área de armazenamento on-board do processador.
Sucesso lançamento
Em 1995, Intel enviou o Pentium Pro para o mercado. A fabricante de chips planejava eliminar rapidamente o Pentium Pro , logo que os novos processadores Pentium II estavam prontos para substituí-los. A demanda foi alta para os aguardados chips de Pentium II . Fabricantes de servidores de sistemas projetados em torno da linha de processadores Xeon .
Dois anos depois, a muito hype , fanfarra (e uma campanha de marketing muito caros ), o Pentium II chegou em setembro de 1997.
primeiros Vitórias
Com todo o hype e expectativa , o Pentium II foi de grande sucesso . Dentro de seis meses , as estações de trabalho NT, equipados com processadores Pentium II, vendeu mais unidades do que as estações de trabalho Unix , pela primeira vez na história das estações de trabalho. Os departamentos de TI começaram a migrar suas estações de trabalho existentes para o Windows NT para aproveitar o poder maior velocidade e processamento do Pentium II.
Diversificação
Estimulado pelo sucesso do Pentium II , a Intel lançou diversos modelos de processador popular em 1998. O Celeron foi comercializado para estações de trabalho de baixo custo. Tinha um cache menor on-board. O Xeon foi destinada a estações de trabalho e servidores high-end . Tinha um cache mais rápido on-board e uma interface física baseada em slot.
Tanto o Celeron e Xeon linhas continuaram através de modelos posteriores de processadores Pentium .
O Próximo Passo
o Pentium II reinou por mais alguns meses , quando no início de 1999 , a Intel lançou o processador Pentium III , que, embora similar ao Pentium II , manuseados processamento paralelo melhor.
seu curto prazo, o Pentium II ajudou a garantir o lugar da Intel como o principal fabricante de microprocessadores. Graças ao Pentium II , a maioria das estações de trabalho em escritórios e escolas de todo o mundo são os sistemas baseados em Intel.