A década de 1960 viu a introdução das primeiras comercialmente disponíveis chips de circuitos integrados para a construção de computadores. Um circuito integrado , ou CI, coloca muitos transistores, resistores e outros componentes eletrônicos no mesmo pedaço de silício minúsculo, reduzindo o tamanho eo custo dos circuitos e melhorar a sua confiabilidade. Os primeiros chips de da década de 1960 levou a uma explosão de sistemas de computadores na década de 1970 , incluindo os primeiros computadores pessoais amadores . 7400
A série de chips de computador 7400 é uma família completa de portas lógicas simples e dispositivos relacionados . A porta lógica combina a elétrica "on" e "off" estados de tensão de acordo com várias regras matemáticas , você pode construir um computador através da conexão de portas lógicas , como blocos de construção . Os 7400s implementado lógica transistor - transistor , que foram os mais rápidos circuitos, mais confiáveis da época. Os transistores em TTL são o tipo padrão feito de silício.
4000 Series
A série 4000 , como os 7400s , é uma família de chips de computador de lógica . Os transistores nestes CIs são feitas de semicondutores complementares de óxido metálico . Sua vantagem é que eles usam uma pequena fração do poder que consome TTL . Para dispositivos alimentados por bateria, como calculadoras e relógios , CMOS funciona melhor. As desvantagens incluem mais lenta velocidade de operação e vulnerabilidade a danos causados por eletricidade estática.
RAM
Na década de 1960 , memória de acesso aleatório a transição de tecnologias mais antigas , tais como magnética memória de núcleo de projetos de estado sólido que utilizam chips IC . Memória de acesso aleatório serve para o papel importante de cálculo temporário de um computador " rascunho ". Os primeiros designs de chips de memória eram mais rápidos e tinham maior capacidade a um custo menor do que as tecnologias que vieram substituir . Melhores projetos de RAM levou a menos caros , sistemas de computadores mais poderosos.
MSI
Os primeiros chips de computador incorporado algumas dezenas de transistores em seus projetos. Engenheiros chamar este SSI , ou a integração em pequena escala, porque o chip tem relativamente poucos componentes. À medida que os anos 1960 se aproximava do fim , o nível de integração tinha se mudado para a MSI , ou de integração de média escala . Chips mais sofisticados e capazes substituído centenas de transistores individuais. Décadas mais tarde viu a integração em larga escala, escala muito grande e ultra- larga escala, eventualmente incorporando milhões de transistores em um único chip.