Rambus memória de acesso aleatório dinâmico ( RDRAM ) é uma memória proprietárias de alto desempenho projetado pela Rambus Corp RDRAM tem o dobro da taxa de transferência de SDRAM PC100 , mas sofre com altas latências . Isto , juntamente com o custo , tem impedido a utilização generalizada de RDRAM em computadores pessoais . História
Em 1996, a Rambus se uniu com a Intel para desenvolver uma memória de alto desempenho para suas plataformas de PC de 1999. As primeiras placas-mãe para usar RDRAM foram liberados em 1999. Essas placas-mãe baseadas no Pentium III apoiou PC -800 RDRAM.
Bandwidth
RDRAM , que vem em 16-bit (184 pinos) ou 32-bit ( 232 pinos ) módulos , usa um barramento de sistema mais rápido do que seus antecessores SDRAM . Velocidades de clock internos variam 400-800 megahertz (MHz) e em larguras de banda de 1.600 a 6.400 megabytes por segundo , o que é 10 vezes a largura de banda de memória RAM convencional.
Arquitetura
RDRAM opera como uma rede embalados , com latências de acesso (o número de ciclos de clock necessários para ler ou escrever dados ) aumentar a mais um módulo RDRAM senta do controlador de memória. Além disso, todos os slots de memória na placa-mãe deve ser preenchido por RIMM (Rambus módulo de memória em linha) ou de retenção de lugar c- RIMM para manter a continuidade através de todos os soquetes .
Considerações e Custo
Rambus projetou a tecnologia por trás de RDRAM , mas a empresa não fabrica RIMM . Em vez disso, Rambus licencia a tecnologia para outros fabricantes de memória , contribuindo para o seu aumento de custo em comparação com SDRAM.
Outros Usos
Devido à sua alta largura de banda, RDRAM é comumente usado em aplicações que fornecem streaming de vídeo e gráficos avançados . A Entertainment System Nintendo 64, PlayStation 2 e algumas placas de vídeo fabricadas pela Cirrus Logic uso RDRAM. O PlayStation 3 usa XRDRAM , um derivado de maior realização de RDRAM.
Fun Fact
Cada chip de um módulo RDRAM contém um controlador de memória .
< Br >