A principal diferença entre servidor e placas-mãe de desktop é o número de unidades de processamento central ( CPUs) que podem aceitar. A outra diferença é o tipo de usuário cada um tem em mente, e, portanto, quais os tipos de plug-ins de cada um oferece . CPU Sockets
A diferença mais notável é que uma placa-mãe servidor normalmente tem duas ou mais sockets de CPU , enquanto uma placa-mãe de desktop normalmente só tem um. A razão para isto é aumentado exigências de computação necessárias de servidores . Com mais CPUs , um servidor pode calcular mais dados simultaneamente .
Tipos de CPUs
Embora qualquer CPU pode ser usado em qualquer tipo de placa-mãe com um soquete de processador correspondente , existe diferentes graus de processadores. Processadores para servidores tendem a ser mais caros porque eles oferecem resistência a temperaturas mais elevadas e , portanto, maior estabilidade.
Outras diferenças
motherboards Server têm um servidor de computador em mente , o que significa que o foco principal é a confiabilidade. Isso significa que múltiplas conexões para unidades de disco rígido para que possam ser trocados se um falhar, e como mencionado acima , tomadas múltiplas CPU. Motherboards desktop pode ter uma variedade de usuários domésticos em mente. Um jogo de computador, por exemplo, vai ter várias entradas para placas gráficas para melhorar o desempenho do jogo .