Como jogos de computador tornaram-se mais avançada, computação gráfica evoluíram para parecer mais realista. Os projetistas de software tem ferramentas para fazer tudo, desde a sombra de uma pessoa para a ondulação em um lago parecer convincente . Renderização estes gráficos avançados é um dos trabalhos mais fiscais que a maioria dos computadores domésticos que , por isso processadores dedicados , chamados de placas gráficas, foram introduzidas para tirar um pouco da carga fora da CPU. A GeForce 6800 da Nvidia foi uma placa de vídeo poderosa , quando foi lançado pela primeira vez . Processamento e memória
O GeForce 6800 tem uma velocidade de processamento de núcleo de 400 MHz, e memória de vídeo varia de 256 MB a 512 MB, dependendo do modelo . CNET relata a velocidade de clock de 1 GHz que , enquanto Pantera produtos , um varejista de hardware baseada no Reino Unido , diz que eles aferido a 6800 Ultra em 1,1 GHz . Panther produtos também diz que alguns chips têm uma velocidade de núcleo maior do que anunciado na caixa e que se a sua GeForce 6800 de chips tem uma velocidade de núcleo mais alta, você pode ser capaz de fazer overclock do chip , levando o relógio velocidade de até 1,2 GHz .
calor
o GeForce 6800 tem 222 milhões de transistores - o dobro de seus concorrentes mais próximos , quando foi lançado pela primeira vez para o mercado. Processadores sempre tem que lidar com o excesso de calor , ea GeForce 6800 não é excepção. Ele vem com um dissipador de calor e ventoinha de um lado para a versão de 256 MB , com espaço para mais um dissipador de calor e ventilador do outro lado , no caso o chip é expandida para 512 MB. O GeForce 6800 é aproximadamente o mesmo tamanho como o seu antecessor , o GeForce 5950 , por isso a atualização não deve representar um problema .
Input /Output
A GeForce 6800 usa uma interface AGP 8x - uma melhoria a partir da interface AGP 4x usado por seus antecessores, mas não tão rápido quanto a interface PCI Express 16x que estava disponível quando a GeForce 6800 foi lançado. O chip tem uma resolução máxima de 2048 x 1536 com uma taxa de atualização de 60 Hz, embora ele suporta uma variedade de tamanhos de tela menor do que isso . A GeForce 6800 suporta tanto o Driverx e as bibliotecas gráficas OpenGL , dando designers de software alguma flexibilidade , e ele pode lidar com a saída para dois monitores ao mesmo tempo.
Rendering
O GeForce 6800 tem tecnologia UltraShadow II para fazer jogos que usam sombras extensivamente correr mais suavemente . Sombreamento arquitetura da placa de vídeo suporta o DirectX 9.0 Pixel Shader 3.0 e Vertex Shader 3.0. Ele também usa um motor de textura que pode tornar 16 texturas diferentes a cada passagem e pode tornar vários alvos ao mesmo tempo. A GeForce 6800 oferece suporte a operações de ponto flutuante , que utilizam números decimais em vez de números inteiros , ao longo de todo o processo de renderização para produzir mais claras , imagens mais nítidas .