Placas de vídeo são um componente necessário nos computadores atuais. Uma placa de vídeo gera a saída que aparece no monitor do computador ou na tela de exibição. A maioria das placas de vídeo atuais vêm com funções adicionais, tais como captura de vídeo , e algumas placas high-end têm built-in sintonizador de TV . Apesar de algumas placas de vídeo analógicas ainda estão no mercado, placas de vídeo digitais são muito mais numerosos , mas mais caro. História
As primeiras placas de vídeo veio com conexões analógicas . A maioria das placas de vídeo analógicos vendidos hoje têm uma matriz gráfica de vídeo ou conexão VGA , permitindo que as cartas para ser conectado ao tubo de raios catódicos ( CRT) . A introdução de monitores de alta definição , em 2003, levou a uma nova geração de placas de vídeo digital, que continuaram a ganhar popularidade e quota de mercado.
Vídeo analógico Cartões
placas de vídeo analógicas ainda estão disponíveis em estilos e quantidades limitadas em algumas lojas de varejo e online. Estes cartões permitem que você conecte um monitor CRT para o seu computador usando o protocolo VGA mais velho. Placas de vídeo analógicos são adequados para a conexão de monitores CRT mais antigos para computadores. Para a maioria dos outros usuários que possuem telas de LCD , uma placa de vídeo digital irá proporcionar uma ampla gama de recursos e melhor qualidade global.
Placas de Vídeo Digital
Digital placas de vídeo são mais caros, mas mais fáceis de encontrar e mais versátil do que suas contrapartes analógicas. Placas de vídeo digitais usam uma das quatro interfaces comuns para conectar um monitor e computador : Digital Video Interface (DVI) , Video In Video Out (VIVO ) , High-Definition Multimedia Interface (HDMI) , ou DisplayPort protocolos. A maioria dos monitores LCD são compatíveis com todos esses protocolos , embora um adaptador pode ser necessária.