EEPROMs e IDPROMs são chips de computador usados em placas-mãe , servindo para armazenar instruções em um estado que não será perdida se o sistema for desligado. Ambos os chips requerem uma fonte de alimentação externa - geralmente uma bateria - que é ligado à placa-mãe. EEPROM
Uma EEPROM é um chip de memória somente leitura programável apagável eletronicamente . É normalmente usado para armazenar variáveis de estado , como um conjunto de instruções de inicialização do sistema, e pode ser apagado e reescrito pela aplicação de uma tensão maior do que o normal para ele.
IDPROM
o termo IDPROM está associada a produtos da Sun Microsystems , e foi usado para configurar uma estação de trabalho em uma rede no final de 1980 até meados da década de 1990 , fornecendo a identidade - assim , identificação - da estação de trabalho na rede. Em estações de trabalho Sun do sun4 e anterior, um IDPROM era um chip de memória programável só de leitura que não era regravável. Começando com a Sun 3/80 , tornou-se um IDPROMs EEPROM com a mesma informação.
Dados armazenados em IDPROM
Os dados típicos armazenados em um IDPROM incluído o endereço Ethernet, data em que a placa-mãe foi fabricado , o número da versão , o número de ID do host para os dados de rede e uma soma de verificação para certificar-se de que o dispositivo não foi comprometida .