? Processadores dual -core da AMD e Intel chegou ao mercado em 2005. Dual-cores contornar a necessidade de melhorar continuamente single-core de energia, velocidade e eficiência , colocando dois núcleos na mesma CPU. Enquanto os processadores dual -core são avanços informáticos relativamente recentes , muitos sistemas operacionais melhoraram para tirar proveito de seu desempenho aumentado. Sistemas Operacionais Windows
Uma série de Microsoft Windows - sistemas operacionais baseados são compatíveis com processadores dual-core . Sistemas operacionais Windows após o Windows 2000 tecnologias de apoio como Hyper-Threading e estão cientes de múltiplos núcleos . Isso inclui sistemas operacionais regulares de consumo do Windows , como o Windows XP, Windows Vista e Windows 7. Ele também inclui um número de negócios e sistemas operacionais Windows baseados em servidor : Windows Server 2003 Web Edition , Windows Server 2003 Standard Edition e Windows Server 2003 Enterprise Edition. Todos os sistemas operacionais Windows posteriores ao Server 2003 e XP irá suportar processadores dual-core .
Sistemas Operacionais Linux
Muitos sistemas operacionais baseados em Linux também suportam processadores dual-core . Não é apenas o kernel do Linux ciente de múltiplos núcleos e capazes de suportar a tecnologia Hyper-Threading, que pode suportar múltiplos , processadores dual-core físicos. Como o Linux é um sistema operacional open-source, suporte para múltiplos núcleos varia entre os sistemas operacionais que usam o kernel Linux. Dois sistemas operacionais Linux que fornecem suporte dual-core são Red Hat Linux e Novell /SUSE Linux.
Sistema Operacional Mac
A mais nova edição do Mac sistema operacional , o Snow Leopard , é compatível com os processadores multi-core. Estas novas edições pode reconhecer múltiplos núcleos , e eles suportam a tecnologia multi-thread como Hyper- Threading. O sistema operacional Mac é projetado para tirar vantagem do poder de processamento moderno , que tem o poder necessário para suportar múltiplos threads. OS X tira proveito da tecnologia multi-core através de seu sistema " o Grand Central Dispatch " , que otimiza o uso de núcleo e agiliza o processo de desenvolvimento de aplicações no que diz respeito ao uso de multi-core .
Outros Sistemas Operacionais
Como empresas como a Intel ea AMD produzir processadores cada vez mais avançadas , os designers do sistema operacional deve manter seus produtos em linha com a tecnologia atual. Aumento de energia do processador começou com processadores dual-core . Na primavera de 2011, os processadores estão disponíveis com seis ou mais núcleos. Sistemas operacionais comuns, como os produzidos pela Microsoft e Apple já tirar proveito de processadores multi-core. Muitos outros sistemas operacionais fazê-lo , bem como, incluindo muitos sistemas operacionais baseados em Linux. Veja o sistema operacional do Google Chrome como um exemplo de um novo software desenvolvido para tirar proveito das novas tecnologias e demandas do usuário (consulte Recursos) .