? Tecnologia Hyper-Threading é uma característica de alguns processadores da Intel que permite que cada núcleo do processador trabalhe em duas instruções simultaneamente. Com um processador dual-core, tecnologia Hyper-Threading dá o seu sistema operacional quatro processadores virtuais para trabalhar, aumentando a velocidade de algumas tarefas. Processadores compatíveis
Intel adicionou Hyper-Threading para seus processadores durante a geração Pentium 4. Os processadores Pentium 4 com Hyper-Threading têm rótulos como " Pentium 4 HT " ou " Pentium 4 com tecnologia Hyper-Threading . " Outros processadores que possuem Hyper-Threading incluir o Itanium, alguns modelos Xeon , o Atom e Core i série. Os dois processadores Intel Core e Core não possuem capacidade de Hyper- Threading.
Desempenho Benefício
Hyper-Threading melhora a velocidade de um computador quando vários aplicativos estão em execução. Além disso, " rosca " aplicações com a capacidade de dividir as tarefas entre vários processadores virtuais ou núcleos de processador beneficiar o recurso Hyper- Threading. Em 2002, Hardware website computador de Tom filmou um vídeo comparando a velocidade com que dois computadores lançado Adobe Photoshop e abriu uma imagem. Um computador tinha um processador Pentium 4 3.6GHz sem Hyper-Threading eo outro tinha um Pentium 4 3,06 GHz com tecnologia Hyper- Threading. O processador com Hyper-Threading completou a tarefa de alguns segundos mais rápido , apesar de sua velocidade de clock mais baixo.
Sistema Operacional Suporte
Hyper-Threading exige um funcionamento sistema que o suporta . Em sistemas operacionais que não suportam, Hyper-Threading pode reduzir o desempenho . Por esta razão , você pode desativar Hyper-Threading no utilitário de configuração da placa-mãe . Os sistemas operacionais que suportam Hyper-Threading incluem o Windows XP ou posterior e certas distribuições de Linux, incluindo Red Hat 9 e SuSE 8.2. Windows 2000 e versões anteriores não suportam a tecnologia Hyper -Threading .
Hyper-Threading vs múltiplos núcleos
Hyper-Threading aumenta o desempenho de um processador sem aumentando muito seu físico tamanho. No entanto , ela não fornece o máximo de um aumento de desempenho como a adição de núcleos adicionais , o que aumenta o tamanho do processador de forma significativa . Em 2009 , o site computador iXBT Labs testou o ganho de desempenho em várias aplicações com um processador Hyper-Threading single-core contra um dual-core, processador não- Hyper- Threading. Em um escore composto de 3-D benchmarks de renderização , Hyper-Threading produziu um ganho de 25 por cento de desempenho, enquanto a adição de um segundo núcleo produziu um ganho de 93 por cento.