Ambos os microcontroladores e placas-mãe são essenciais para a computação moderna . Tecnicamente falando , a cada microcontrolador , na verdade, tem uma placa-mãe , porque a definição técnica de uma placa-mãe é apenas a placa de circuito impresso . De modo geral, uma placa-mãe refere-se à placa de circuito impresso , bem como todos os outros componentes da interface e conectores , como as portas de I /O e slots PCI. Integradas
maioria das placas-mãe, placas de computador especialmente para desktop, são na sua maioria não-integrado. Alguns sistemas, como o BIOS e redes fichas, são integrados por causa do baixo custo e necessidade. Microcontroladores são totalmente integrados , geralmente com o aparelho de processamento inteiro, incluindo programas simples e ROM , tudo em um único chip e um PCB .
Hardware modularidade
A maior diferença entre microcontroladores e placas-mãe é que placas-mãe são projetados para ser atualizável . Mesmo quando eles têm componentes como chips de rede, áudio e vídeo integrados , estes podem ser facilmente substituído com componentes mais poderosos em cartões de expansão . Memória e processadores são facilmente atualizável em placas-mãe , dentro dos limites.
Custom Made
Motherboards são projetados para aceitar uma determinada gama de tipos de memória , processadores e periféricos que obedecer a determinados padrões da indústria. É vantajoso para os fabricantes de placa-mãe para ser de uso comum, porque isto significa que uma placa-mãe poderá ser usado em quantos computadores possível . Microcontroladores são construídos para fins específicos, por isso, enquanto eles podem ser feitos muito barata devido às suas especificações de hardware muito baixos , eles são muito limitadas pelos parâmetros de sua programação .
Funções Específicas
< br microcontroladores >
são normalmente feitas para processadores de casas que foram projetados para executar tarefas específicas , o que significa que eles estão limitados a uma estreita faixa de tarefas, mas são extremamente eficientes para essas tarefas. Motherboards geralmente têm o que chamamos de CPUs " uso geral ", que podem executar uma ampla gama de tarefas , principalmente , executando um sistema operacional durante a execução de outras tarefas de computação.