? Uma placa riser em um computador é um cartão usado para expandir ou estender , a capacidade da placa principal ou placa-mãe, de um computador, de modo que mais fichas ou cartões podem ser adicionados à lo . Quaisquer chips ou cartões conectados a uma placa riser operar em paralelo com a placa-mãe . Placas riser pode ser usado para economizar espaço dentro de uma caixa do computador ou gabinete e /ou adicionar áudio, modem ou recursos de rede . Form Factor
O layout e organização dos componentes da placa-mãe de um computador é conhecido como seu fator de forma . Placas riser , ou daughterboards , foram usados pelos , LPX e mini- forma LPX fatores mais antigas para economizar espaço em casos de computadores de pequeno porte. Eles são , no entanto, raramente encontrada em computadores fabricados desde o final da década de 1990 , que normalmente usam o fator de forma ATX .
ATX Motherboard
um tamanho maior ATX motherboard mede 12 polegadas por 10 polegadas e , em comparação com fatores de forma mais cedo , permite que mais placas de expansão de corpo inteiro para ser conectado diretamente a ele. A unidade central de processamento (CPU) e soquetes de memória estão localizados longe dos slots para cartões de expansão , a longa borda da placa está na parte traseira do chassi e da abertura de entrada /saída é o dobro da altura anterior, de modo mais funções de entrada /saída pode ser integrado na placa-mãe .
Áudio Modem Riser
Um tipo de placa riser que permite que os fabricantes de placas-mãe para criar placas-mãe sem funções de entrada /saída analógica é conhecido como um riser de modem de áudio ( AMR) . A especificação AMR, desenvolvido pela Intel , permite que as funções de entrada de modem /saída e um algoritmo de compressão /descompressão ( codec) para ser colocado em um cartão que se conecta em ângulo reto com a placa-mãe . Muitas placas-mãe tem slots AMR , AMR mas risers cartões não eram populares , e substituída pela comunicação e networking de riser (CNR) cartões.
De comunicação e redes Riser
CNR é outra especificação riser card desenvolvido pela Intel para placas-mãe ATX. A especificação CNR visa reduzir o custo de implementação de áudio, modem e sistemas de rede de área local . É , de fato, uma especificação da indústria aberto , que define a arquitetura de um riser de que pode ser escalado para vários tamanhos e uma interface que suporta o áudio, modem e placa de rede de chipsets . Ele inclui as exigências elétricas , mecânicas e térmicas da interface placa riser e inclui suporte para tecnologias como modems analógicos, Ethernet e linha de assinante digital (DSL) . A especificação CNR é suportada pela Microsoft e os fabricantes de equipamentos oficiais .