Um fator de forma de placa-mãe é um padrão de projeto usado para determinar como um computador e seus componentes são concebidos e estruturados . Há um muitos fatores de forma diferentes que têm sido desenvolvidos , embora apenas um punhado já viu o uso regular no PC de casa . O LPX e os fatores de forma BTX são dois projetos que foram usados em diferentes momentos da história do computador , com sucesso variável. Criação
O fator de forma LPX foi originalmente concebido pela Western Digital no final de 1980 . O fator de forma LPX nunca realmente um recebeu e oficialmente acordado projeto então não havia muitas vezes problemas de compatibilidade entre placas-mãe fabricadas por empresas diferentes. LPX significa Extensão Low Profile . BTX é um fator de forma que foi proposto pela primeira vez pela Intel no final de 2004 . BTX significa Balanced Technology Extended e foi utilizado pela primeira vez por fabricantes de computadores no início de 2005 .
Projeto
O design da placa-mãe LPX centra-se na linha de computadores de mesa finos . A fim de facilitar uma linha slim caso , o fator de forma LPX incorpora o uso de uma placa riser . A placa auxiliar é um cartão separado ligado ao lado da caixa , que está ligado à placa . Os cartões de expansão são, então, conectado à placa riser , estendido paralelo com a placa-mãe. O fator de forma BTX focada em eficiência térmica e estrutural. A placa fica mais baixa para a parte de trás da caixa , permitindo para os casos mais pequenos para serem utilizados . O fator de forma BTX também coloca os componentes da placa-mãe em locais mais eficientes , o que permite operações mais rápidas , menor acúmulo de calor e melhor fluxo de ar.
Uso
o fator de forma LPX viu uma utilização generalizada em todo o início dos anos 90 devido à popularidade do caso linha slim . Esses casos levaram pouco espaço na mesa e permitiu que o monitor para sentar em cima . Estes casos também tendem a ser mais barato do que os projetos maiores. O fator de forma BTX por outro lado nunca ganhou muita popularidade no amplamente utilizado fator de forma ATX . Foi usado por alguns fabricantes , no ano seguinte à sua libertação , mas não recebeu a penetração de mercado muito.
Declínio
O fator de forma LPX começou a declinar como processador velocidades de aumento da eficiência térmica e tornou-se uma preocupação importante . O design apertado do fator de forma LPX não permitiu que o fluxo de ar suficiente para manter os processadores mais recentes esfriar. Os problemas térmicos , bem como com as limitações do número de placas de expansão que pode ser utilizado , feito a LPX inadequados para a tecnologia emergente . O LPX começou a ser extinto por volta de 1997 e foi praticamente desapareceu em 1998. O fator de forma BTX sofreram devido a incompatibilidades com gabinetes ATX , o que torna mais difícil para os construtores de casa para encontrar as peças . As vantagens do design mais eficiente que BTX oferecido tornou-se praticamente obsoleto como os fabricantes começaram a criar mais peças de energia eficiente. Intel cancelado desenvolvimento BTX adicional em 2006.