Uma placa -mãe não tem uma velocidade de relógio da mesma maneira que uma CPU. A placa -mãe em si não realiza cálculos ou processamento; É uma plataforma que conecta e facilita a comunicação entre vários componentes.
As velocidades que você pode ver associadas a uma placa -mãe se relacionam:
*
Velocidades do barramento: Essas são as velocidades nas quais os dados são transferidos em vários ônibus na placa -mãe, como o barramento do lado da frente (FSB, em grande parte obsoleto), o barramento do sistema (geralmente o barramento PCI Express) e o barramento de memória (conectando a CPU à RAM). Essas velocidades são normalmente expressas em MHz ou GHz. No entanto, eles não são uma única "velocidade da placa -mãe".
* Velocidades periféricas: As velocidades de vários componentes conectados à placa -mãe, como o ônibus SATA para discos rígidos, ou os slots PCI Express para placas gráficas e outras placas de expansão, também são relevantes, mas, novamente, não uma velocidade do relógio da placa -mãe.
Em suma, não há "velocidade de relógio" única e abrangente para uma placa -mãe. A velocidade da transferência e operação de dados é regida por várias velocidades de relógio associadas aos seus componentes e aos ônibus que eles usam.