O cache RAM (memória de acesso aleatório) é um tipo de memória de alta velocidade que fica entre a CPU (unidade de processamento central) e a RAM do sistema principal. Seu objetivo é armazenar dados e instruções acessados com frequência que a CPU precisa recuperar rapidamente. Por ser muito mais rápido que a RAM principal, o acesso a dados do cache acelera significativamente o processamento.
Pense assim:imagine um chef constantemente precisando de certos ingredientes. Em vez de ir para a despensa principal (RAM principal) sempre, eles mantêm ingredientes usados com frequência (dados frequentemente acessados) no contador próximo (cache). Isso permite que eles trabalhem muito mais rápido.
Existem diferentes níveis de cache, normalmente rotulados L1, L2 e L3. Cada nível é progressivamente maior e mais lento, mas ainda muito mais rápido que o RAM principal. O cache L1 é o menor e o mais rápido, localizado diretamente na CPU. Os caches L2 e L3 são maiores e um pouco mais lentos, mas ainda significativamente mais rápidos que a RAM principal.
O sistema operacional e a CPU trabalham juntos para gerenciar quais dados são armazenados no cache. Quando a CPU precisa de dados, ele primeiro verifica o cache. Se os dados forem encontrados (um "acerto de cache"), eles serão recuperados muito rapidamente. Se não for encontrado (uma "miss cache"), a CPU deve acessar a RAM principal mais lenta, que diminui o processamento. Uma taxa de acerto de cache mais alta leva a um melhor desempenho.