Um cabeçalho em uma placa -mãe é um conector, geralmente um pequeno bloco retangular com vários pinos, usado para conectar componentes internos ou periféricos à placa -mãe. Esses cabeçalhos fornecem as vias de energia e dados necessárias para que esses componentes funcionem. Eles são frequentemente referidos pela contagem de pinos (por exemplo, um cabeçalho de 4 pinos, um cabeçalho de 10 pinos).
Exemplos de cabeçalhos incluem:
*
cabeçalhos USB: Eles conectam portas USB internas à placa -mãe. A adição de uma porta USB do painel frontal em uma caixa de PC requer conectar um cabo a um cabeçalho USB na placa -mãe.
*
cabeçalhos de áudio: Conecte as tomadas de áudio em uma caixa de computador ao controlador de áudio da placa -mãe.
*
Cabeçalhos do ventilador: Permita que você conecte os fãs do caso, os fãs da CPU e outros fãs à placa -mãe para controle de velocidade. Eles geralmente têm 3 ou 4 pinos.
*
cabeçalhos de energia: Forneça energia a vários componentes, como fontes de alimentação adicionais para placas gráficas. O conector de energia ATX é um grande cabeçalho de energia.
*
cabeçalhos RGB: Conecte as tiras de iluminação RGB endereçáveis ou não adjuntos para personalizar a estética do seu computador.
*
cabeçalhos SATA: Conecte discos rígidos SATA ou SSDs. Geralmente, são portas separadas na placa, em vez de um cabeçalho no sentido tradicional, mas cumprem uma função semelhante de fornecer uma interface de conexão.
Os cabeçalhos geralmente não são marcados ou têm um texto muito pequeno, marcando -os, geralmente exigindo que o manual da placa -mãe identifique sua função.