A maioria das placas -mãe
não ter um ventilador dedicado embutido.
Aqui está o porquê:
*
Dissipação de calor: As placas -mãe geram calor, mas normalmente é gerenciado pelos próprios componentes (como a CPU e a GPU) com seus próprios fãs. A área de superfície da placa -mãe é grande o suficiente para dissipar passivamente uma quantidade razoável de calor.
*
design e espaço: A inclusão de um fã na placa-mãe adicionaria complexidade, custo e ocupava um espaço valioso, especialmente em fatores de forma menores, como o Mini-ITX.
*
ruído: Um ventilador extra na placa -mãe pode contribuir para o ruído do sistema.
No entanto: *
Algumas placas -mãe têm dissipadores de calor: Muitas placas -mãe têm dissipadores de calor, especialmente perto do chipset e dos componentes de entrega de energia, para ajudar a dissipar o calor. Às vezes, esses dissipadores de calor podem ser resfriados passivamente ou ter um pequeno ventilador preso.
*
resfriamento ativo: Algumas placas-mãe especializadas, particularmente aquelas projetadas para servidores ou estações de trabalho de ponta, podem ter ventiladores internos para o resfriamento ativo do chipset ou outros componentes.
em última análise: A presença de um ventilador na placa -mãe depende de seu design específico e uso pretendido. A maioria das placas -mãe consumidor regular não tem fãs, mas é possível encontrar alguns com soluções dedicadas de resfriamento.