? Em equipamentos de áudio , tais como placas de som de computador, relação sinal -ruído é uma medida do sinal utilizável, ou som, que um dispositivo produz acima do volume do zumbido de fundo , chiado e estática que todos os componentes eléctricos produzir , em certa medida . O SNR de uma placa de som é uma das suas principais especificações porque tem um impacto direto sobre a qualidade de áudio durante a gravação e reprodução. Medindo
O SNR de uma placa de som é medido em decibéis ; uma medida de 100 dB indica que um dispositivo pode produzir 100 dB de som utilizável para cada 1 dB de ruído. A escala de decibéis é logarítmica : Se dois dispositivos têm classificações SNR que diferem por 10 dB , o dispositivo com a classificação mais elevada SNR produz 10 vezes som mais útil do que o dispositivo com a classificação mais baixa
Fatores que Afetam . SNR
Computadores produzir som como dados digitais , mas os falantes - e ouvidos humanos - produzir ou ouvir o som de dados como analógicos. Uma placa de som inclui um chip chamado um conversor digital - para - analógico ( DAC ) , o qual é responsável pela conversão dos dados digitais para analógico . A qualidade deste chip é um dos principais fatores que influenciam a SNR de um placa de som. Outros fatores incluem a qualidade das conexões de alto-falante e da distância entre os chips de uma placa de som e os outros componentes de um computador.
Gravação
Uma placa de som com um alto SNR é particularmente vital em um ambiente de estúdio de gravação. Assobiando e outro ruído pode arruinar uma gravação, e uma gravação típico consiste de muitas faixas , todas gravadas separadamente. Por exemplo, uma gravação de rock pode ter faixas para a guitarra , baixo, bateria e vocal. Cada faixa apresenta características de ruído de uma placa de som , e até mesmo uma pequena quantidade de chiado pode se tornar audível , se ele está presente em cada faixa. Ao selecionar uma placa de som para gravação, examinar o SNR de seu conversor analógico -digital (ADC) , bem como sua DAC .
Onboard vs Discrete Áudio
Muitos computadores desktop - e praticamente todos os laptops - têm chips onboard de áudio em vez de uma placa de som discreta. Onboard chips de áudio são baratos de produzir , porque eles têm menos componentes totais do que placas de som e tendem a usar DACs pior qualidade . Além disso, a bordo de chips de áudio são colocados entre outros componentes da placa-mãe e um tendem a pegar interferência elétrica a partir deles. Os ratings SNR entre os chips de áudio onboard e placas de som discretos podem diferir muito . ALC883 da Realtek onboard chip de áudio tem uma classificação SNR de 95 dB , enquanto a Sound Blaster X -Fi Titanium HD placa de som da Creative tem uma classificação SNR de 122 dB. A diferença SNR entre dois dispositivos é particularmente evidente em níveis de alto volume ou em sistemas de som de alta qualidade.